Vamos treinar nosso cérebro com jogos

23 de janeiro de 2024
0 Comments

Mais do que uma distração e uma atividade de lazer, já foi comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.

Da mesma maneira que fazemos com os músculos, exercitar o cérebro também é fundamental para potencializar nosso raciocínio e aumentar a capacidade cognitiva. Ainda que essa atividade seja importante, muitas pessoas não sabem como exercitar o cérebro.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cérebro de homens e mulheres podem ser treinados por meio de tarefas divertidas, afinal, existem algumas brincadeiras que contam com a capacidade de estimular o desenvolvimento cognitivo e que, inclusive, aumentam a capacidade intelectual.

Hoje em dia, você pode achar esse tipo de jogo em forma de aplicativos próprios para dispositivos eletrônicos, mas os jogos tradicionais também são excelentes opções, como os quebra-cabeças, jogos de memória e palavras-cruzadas, uma vez que eles estimulam a memorização de posições, imagens e termos para que a tarefa seja cumprida. Por isso, eles são excelentes aliados na rotina.

Alguns dos jogos recomendados para estimular o cérebro incluem:

1. Palavras cruzadas – É uma ótima forma de estimular o cérebro, melhorar a memória e pensamento, aumentar a retenção do aprendizado e também melhorar o vocabulário e a fluência verbal, sendo esse jogo especialmente importante para idosos.

2. Sudoku – Esse é um jogo de raciocínio muito popular em todo o mundo, que ajuda a melhorar a memória a curto prazo, a concentração e o pensamento lógico, além de aumentar a vitalidade e uma mentalidade mais saudável. Nas crianças, o Sudoku pode ajudar a desenvolver habilidade de resolução de problemas e melhorar a concentração, o que pode refletir em um melhor desempenho escolar.

Nesse jogo, se preenchem 81 quadradinhos, 9 linhas e 9 colunas, usando os números de 1 a 9.

O objetivo desse jogo é usar os números de 1 a 9 em cada linha, coluna e quadradinho de 3 x 3, sem repetir os números. Cada jogo de Sudoku deve ter apenas uma solução, e existem diferentes níveis de dificuldade para o jogo, que devem ser escolhidos de acordo com a prática, capacidade de cálculo e raciocínio do jogador.

3. Jogo das diferenças – Também conhecido como jogo dos 7 erros, é um jogo antigo e muito popular, onde o objetivo é comparar duas imagens aparentemente iguais, de forma a encontrar as 7 diferenças (ou 7 erros) entre as duas imagens. O Jogo de 7 erros ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e a atenção ao detalhe, sendo recomendado jogar 1 ou 2 jogos por dia.

4. Dominó – Jogo que ajuda a estimular o cérebro, a criatividade e a cognição, pois permite desenvolver novas conexões entre neurônios em crianças, ou a manter essas conexões neurais em adultos. Além disso, esse jogo ajuda a melhorar a memória, o foco, o pensamento estratégico, a capacidade de comunicação e interação social.

5. Xadrez – Ajuda a melhorar a memória, concentração, foco e desenvolver a criatividade, sendo um ótimo jogo para estimular o cérebro, o que pode trazer benefícios para proteger contra a demência e ajudar no TDAH.

Existem dezenas de outros jogos de estratégia, lógica, atenção nas telas, papel e tabuleiros que podem ajudar a melhorar a memória, criatividade, atenção, foco e concentração. O importante é que o jogo seja uma atividade atrativa e gostosa e não apenas uma forma de passar o tempo.

Agora é com você. 1, 2, 1, 2… Vamos colocar o cérebro para treinar?