Incontinência urinária: isso pode ser evitado

23 de abril de 2024
0 Comments

Condição que causa a perda involuntária de urina pela uretra é um problema de saúde pública muito comum, entretanto, é pouco falado por homens e mulheres por vergonha. Vamos discutir e tentar resolver isso de uma vez por todas.

Incontinência urinária é um distúrbio urológico que provoca a perda involuntária de urina. A condição ocorre também quando há pequenos escapes diários, não apenas perda grande e incontrolável de urina.

Esse problema costuma afetar as mulheres com mais frequência e pode manifestar-se tanto na quinta ou sexta década de vida quanto em mulheres mais jovens. No entanto, qualquer pessoa está suscetível a isso. O tipo de incontinência urinária pode ocorrer em várias situações, tais como:

  • Incontinência urinária de esforço: ocorre quando a pessoa não tem força muscular pélvica para reter a urina, ou seja, atividades como espirrar, tossir, rir, levantar pesos ou fazer algo que põe a bexiga sob pressão ou estresse pode causar perda de urina.
  • Incontinência urinária de urgência: é um desejo tão forte e repentino de urinar que a pessoa não consegue chegar ao banheiro. No entanto, o problema pode vir mesmo com uma pequena quantidade de urina na bexiga.
  • Incontinência urinária mista: ocorre durante um esforço junto com a urgência para urinar.

Além destes tipos, pode ocorrer outros casos, como a Incontinência urinária noturna – se dá durante o sono; Incontinência urinária por transbordamento – ocorre quando a bexiga está sempre cheia, havendo vazamentos; incontinência urinária funcional – quando há uma deficiência física ou intelectual que impede a pessoa de ir até o banheiro urinar a tempo.

As causas da incontinência urinária podem estar relacionadas a diversas condições.

As mais frequentes são gravidez, parto, obesidade, envelhecimento, menopausa, câncer de próstata, AVC, infecção do trato urinário, comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, tumores malignos e benignos, doenças que comprimem a bexiga, tosse crônica dos fumantes, quadros pulmonares obstrutivos que geram pressão abdominal, bexigas hiperativas que se contraem, independentemente da vontade do portador ou procedimentos cirúrgicos ou irradiação que lesem os nervos do esfíncter masculino.

A boa notícia é Incontinência urinária tem cura. O tratamento do problema vai depender das causas que levam a essa perda de urina e somente um profissional de saúde especializado poderá diagnosticar e prescrever a melhor forma de tratamento.

O médico urologista é responsável pelo aparelho urinário de ambos os gêneros. Apesar de ser o especialista, o clínico geral, os ginecologistas e geriatras podem identificar a incontinência urinária.

O tratamento pode variar desde de intervenções cirúrgicas até uso de medicamentos e pomadas.

Apesar de ser um mal que pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, algumas medidas podem ser tomadas para evitar a incontinência urinária. Evitar a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação e praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico são medidas úteis.

Se você padece desse problema, não hesite. Procure seu médico de confiança e resolva essa situação de uma vez por todas. E se precisar de orientação, conte conosco. A equipe DANAMED está a sua disposição.