Cuidado para não cair na malha fina do Leão

23 de abril de 2024
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Já está na hora de prestar contas novamente com o Imposto de Renda. Já está com seus documentos prontos para a declaração de ajuste anual junto à Receita Federal? Os recibos médicos são parte importante.

A declaração do Imposto de Renda (IRPF) 2024 pode ser enviada de 15 de março até 31 de maio de 2024 e todos contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 no ano passado devem declarar Imposto de Renda em 2024.

É importante não deixar para a última hora e não perder o prazo de entrega, para evitar problemas com a Receita Federal e não ter que pagar a multa por atraso na entrega, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros de mora.

O primeiro passo é separar os documentos necessários para prestar contas ao Fisco.

Para declarar é necessário ter em mãos vários documentos. Nenhum deles deve ser enviado com a declaração, mas tudo o que foi informado nela deve ser comprovado, em caso de solicitação pela Receita Federal. O órgão recomenda que os cidadãos guardem os documentos por até cinco anos.

A lista de documentos para declarar Imposto de Renda é bastante extensa.

Você deve ter em mãos os documentos de identificação, como RG, CPF (seu e dos dependentes) e o número do título de eleitor, caso seja aplicável.

Comprovante de rendimentos: Informe de Rendimentos fornecido por todas as fontes pagadoras, como empregadores, instituições financeiras, empresas onde você tenha prestado serviços como autônomo, entre outros. Este documento contém as informações sobre os rendimentos tributáveis, os rendimentos isentos e não tributáveis, além de eventuais retenções na fonte.

Comprovantes de pagamentos e despesas dedutíveis: Documentos que comprovem despesas dedutíveis, como aquelas com saúde, educação, previdência privada e pensão alimentícia. Importante destacar que no tópico “Despesas médicas”, a coparticipação Danamed e outras despesas comprovadas por documentos podem ser declaradas e abatidas em sua declaração, sendo que não existe limite para esse valor.

Comprovantes de aluguel: os aluguéis pagos e recebidos precisam constar na declaração. O documento é fornecido pela imobiliária responsável ou através dos recibos dos depósitos bancários.

Informações sobre bens e direitos: Documentos que comprovem a posse de bens, como imóveis, veículos, investimentos, entre outros. Isso inclui escrituras, contratos de compra e venda, extratos bancários, informes de rendimentos de investimentos, entre outros.

Informações sobre dependentes: Caso você tenha dependentes, é necessário reunir os documentos de identificação deles, além de informações sobre rendimentos e despesas relacionadas a eles, como educação e saúde;

Declarações anteriores: É importante ter em mãos as declarações de imposto de renda dos anos anteriores, especialmente se houver dados que precisam ser transferidos para a declaração atual.

No caso dos recibos de serviços médicos é importante descontar o que foi reembolsado pelo plano, declarar somente o que tem recibo ou nota fiscal e guardar tudo por pelo menos 5 anos depois da declaração. Cair na malha fina atrasa a restituição e pode levar um bom tempo até ser resolvido.

Fique atento para não perder o prazo e para não cometer erros no preenchimento. Qualquer dado incorreto pode ser o bastante para levar à malha fina, que é quando a declaração fica retida até que se esclareça os possíveis erros, o que atrasa ou até impede o pagamento da restituição, caso seja o caso.

Cuidar da saúde é cuidar da saúde financeira também.