As Olímpiadas estão chegando. Já está preparado?

23 de abril de 2024
0 Comments

A cada quatro anos somos bombardeados por recordes e medalhas. São as Olímpiadas, que apresentam disputas em diversas modalidades esportivas. Que tal conhecer algumas? Quem sabe você não descobre um novo talento!

Falta pouco mais de dois meses para início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com tantas atividades e tanta gente envolvida, você não vai querer ficar apenas na poltrona assistindo e torcendo, não é.

As Olimpíadas 2024 acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto, em Paris, França, e serão 46 modalidades envolvendo homens e mulheres e 329 competições, que vão do atletismo e natação até skate e surfe, que estrearam como modalidades olímpicas na última edição, incluindo o breakdance e a canoagem slalom extremo, que fazem sua primeira aparição nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Essa também é uma ótima oportunidade para conhecer outros esportes e, quem sabe, descobrir uma atividade esportiva que seja do seu agrado e escolha experimentar.

Existem milhares de histórias de pessoas que assistiam aos jogos pela TV e se empolgaram com uma prova de natação, uma disputa de maratona ou mesmo uma partida de tênis de mesa e, após experimentarem a sensação de bem estar e disposição proporcionado pela prática esportiva, incorporaram aquela atividade em seu cotidiano.

Nesta edição do seu DANAMED Comunica escolhemos quatro modalidades que podem ser uma excelente forma de incluir atividade física na sua rotina: ciclismo, badminton, tênis de mesa e escalada esportiva.

Vamos a elas.

Ciclismo – Nas Olímpiadas o ciclismo é disputado em cinco modalidades, que são, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, mountain bike, BMX (Bike Motocross) e BMX estilo livre.

A que mais se aproxima da atividade amadora de pedalar é o ciclismo de estrada (o que não impede você de escolher outra modalidade mais radical). As provas consistem em percorrer uma distância no menor tempo, podendo ser disputada de forma individual ou por equipes. Andar de bicicleta (ou bike, termo mais usual) com frequência ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares, isso sem considerar nos ganhos do controle do peso e melhorar o tônus muscular.

Badminton – É um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Semelhante ao ténis, também utiliza uma raquete e, no lugar de uma bolinha, é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante, pena ou birdie, que deve passar por cima de uma rede.

O esporte exige dos praticantes habilidades físicas como explosão, agilidade, reflexo, coordenação motora, além de um bom condicionamento cardiorrespiratório.

Tênis de mesa – Também conhecido como pingue-pongue, é o jogo em que duas pessoas ou duplas usam raquetes de madeira para passar uma bolinha de um lado a outro de uma rede instalada em uma mesa. O nome pingue-pongue deve-se ao barulho que a bola faz ao bater na raquete e na mesa.

É um esporte que desenvolve coordenação, agilidade, velocidade, resistência cardiorrespiratória, força e potência muscular localizada, além de melhorar a capacidade de concentração, velocidade de raciocínio, apurar os reflexos e auxiliar no controle emocional.

Escalada esportiva – Se você é do tipo mais radical e aventureiro, guardamos essa para o final. Existem diversos tipos de escalada e hoje já é possível realizá-la até mesmo na academia. No estilo chamado esportivo, o objetivo não é chegar ao cume de uma pedra, por exemplo, mas sim ultrapassar partes difíceis do caminho. Tudo isso, é claro, com muita proteção.

É um esporte completo, onde vai trabalhar corpo e mente. A escalada é a subida de parede e planos inclinados utilizando movimentos do montanhismo e suas técnicas. Existem várias modalidades: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo).

A escalada melhora a flexibilidade, promove ganho de resistência muscular, aumenta a capacidade de concentração e raciocínio, além de reduzir estresse, aumentar a sensação de bem-estar, ajudar na prevenção de doenças crônicas, como doenças cardíacas, pressão alta, colesterol alto e diabetes, e na superação de medos, inclusive o de altura.

E aí, já escolheu sua modalidade? Se não gostou de nenhuma dessas quatro, não se preocupe. Tem mais 42 outras atividades esportivas no cardápio. Só não dá para ficar parado. Partiu Paris 2024 pessoal?