Automassagem: é fácil e qualquer um pode fazer.

19 de março de 2024
0 Comments

O trabalho de um massoterapeuta profissional é muito importante e traz excelentes efeitos para o nosso corpo. Mas você sabia que a automassagem tem efeitos surpreendentes para a sua saúde? Isso mesmo. O hábito de massagear o próprio corpo pode ser muito benéfico. Confira.

Os dias andam um pouco pesados e você precisa relaxar? Chegou o momento de respirar mais leve e dedicar um tempo só para você com uma deliciosa massagem.

Calma. Você não precisa sair de casa, nem gastar com a contratação dos serviços de um profissional ou uma clínica de estética. É possível ter esse momento de relaxamento em casa, sozinho e de graça, com quem mais conhece seus pontos de tensão e dor: você.

A automassagem é um autocuidado em que a pessoa toca e exerce uma leve força em alguns pontos e áreas do corpo para aliviar tensões, dores e ter momentos de relaxamento. Quando feita periodicamente, a automassagem é uma ferramenta poderosa contra o estresse, proporcionando bem-estar físico e emocional.

Mais do que um momento para relaxar, a automassagem permite que você percebe seu próprio corpo, entendendo, por exemplo, quais áreas ficam mais tensionadas e o que alivia esses pontos. Há uma série de benefícios da automassagem para o corpo e para a mente, como:

  • Diminui as dores musculares.
  • Alivia as tensões emocionais.
  • Reduz o estresse e a ansiedade.
  • Contribui para uma boa noite de sono.
  • Ativa a circulação sanguínea.
  • Ajuda a conhecer melhor seu corpo.

Não precisa de muita coisa para uma boa sessão de automassagem. Um lugar tranquilo, um óleo ou um creme hidratante que gosta (para não irritar a pele com os movimentos das mãos), se quiser, uma música suave e uma iluminação mais suave e pronto.

Majestade, sua massagem relaxante te espera.

A automassagem é um processo que envolve técnicas que você pode aplicar nos seus próprios músculos. A maioria delas pode ser feita apenas com a ponta dos dedos e as mãos, enquanto outras demandam alguns itens simples, como uma pequena bola (do tamanho daquelas que são usadas para praticar tênis), por exemplo. Preparados?

Automassagem na cabeça – 1) Comece colocando os polegares no alto das maçãs do rosto. 2)  Faça uma leve pressão em movimentos circulares. 3) Vá direcionando lentamente os dedos para a região da testa. 4) Depois, em direção ao couro cabeludo. 5) O segredo é manter pressão na ponta dos dedos, mas sempre de maneira leve e delicada.

Automassagem no pescoço – Para quem passa muitas horas do dia na frente do computador ou atento ao painel de uma máquina, é bem possível que já tenha sentido dor na região do pescoço no final do dia. 1) Para massagear, basta colocar a ponta dos dedos atrás do pescoço, bem perto dos ombros. 2) faça pressão e mantenha a mão firme. 3) Solte quando sentir um alívio na região. 4) Pode repetir o processo mais duas ou três vezes.

Automassagem nos ombros – Outro grupo muscular onde há acúmulo de tensão ao final do dia. 1) Para fazer automassagem nos ombros e aliviar a dor e a tensão, posicione a mão direita sobre o ombro direito. 2) Depois, aperte lentamente a região entre o ombro e o pescoço (esse é o trapézio superior). 3) Repita essa pressão de duas ou três vezes. 4) Feito isso, basta repetir o processo no lado esquerdo.

Automassagem nas costas – Para as costas é interessante usar uma daquelas pequenas bolas que comentamos antes. 1) O primeiro passo é posicionar a bolinha entre a região lombar e uma parede. 2) Mova o seu corpo para cima e para baixo e da esquerda para a direita. 3) Quando notar que existe um ponto mais doloridos, faça uma pressão forte para aliviar a tensão. 4) Permaneça fazendo esses movimentos por cerca de cinco minutos.

Automassagem na barriga – Esse autocuidado pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais e até mesmo excesso de gases. Para fazê-la não tem muito segredo. 1) Deite de barriga para cima e faça movimentos circulares, aplicando pressão com as mãos abertas. 2) Ao localizar os locais mais doloridos, aplique mais pressão, usando as pontas dos dedos. 3) Caso queira facilitar os movimentos, vale aplicar um pouco de creme ou óleo hidratante nas mãos antes de começar a automassagem na barriga.

Automassagem nos pés e pernas – Aqui você precisará também de um óleo ou creme hidratante.1) Espalhe bem um creme ou óleo próprio na região abaixo do joelho. 2) Com as duas mãos, envolva a perna e faça movimentos de deslizamento contínuo, pressionando levemente, subindo do tornozelo até o quadril, repetidas vezes. 3) Agora, cruze uma das pernas sobre a outra, de modo que o pé fique apoiado sobre o joelho oposto, formando um ângulo de 90 graus. 4) Espalhe novamente o produto para massagem na batata da perna (esses músculos tem o nome de gêmeos) e faça movimentos de vai e vem, do joelho ao tornozelo, aplicando leve pressão. 5) Com as pontas dos dedos das duas mãos, pressione a região entre o músculo da batata e o osso da canela. 6) Espalhe bem e distribua uniformemente o creme ou óleo no pé que está apoiado sobre o joelho. 7) Massageie todos os pontos do pé, incluindo os dedos, dando especial atenção onde sentir que estão mais doloridos. 8) Com os polegares, pressione toda a planta do pé. Se algum ponto estiver dolorido, massageie a região por mais tempo. 9) Ao terminar, volte esse pé para o chão e repita a mesma sequência de movimentos na outra perna e no outro pé.

Aproveite!