Coma mais grãos. Sua saúde agradece

19 de março de 2024
0 Comments

Alimentos como lentilha, grão de bico, milho, feijão e outros grãos são fontes de nutrientes, além de serem também antioxidantes e possuírem vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo. Sabia disso?

Sabe qual a combinação perfeita de um prato nutritivo? A dica é que são dois grãos. Isso mesmo, o arroz e o feijão. Eles formam uma combinação perfeita para a nossa saúde, estão na base da pirâmide alimentar, o que significa que eles pertencem ao principal grupo alimentar que devemos incluir em nossa dieta.

Embora sejam alimentos calóricos, eles também são fornecedores de energia para o organismo e, se forem consumidos em quantidades adequadas, podem até mesmo ser benéficos em dietas de perda de peso.

Os grãos são alimentos ricos em carboidratos complexos. Isso significa que além de fornecerem energia para o organismo eles também são ricos em vitamina B e ferro, e outros fitonutrientes, que são compostos naturais produzidos por alimentos à base de de plantas, considerados essenciais à saúde.

É por essa razão que o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, o milho, a soja e ervilha, por exemplo, fazem parte dessa lista seleta que deve estar presente na nossa alimentação diária.

Diferentemente do que muitos imaginam, a combinação de arroz com feijão não engorda, desde que os alimentos não sejam consumidos em excesso. Em média, de duas a três colheres de sopa de arroz e uma concha e meia de feijão em uma refeição são suficientes para suprir as necessidades diárias, não sendo necessário repetir a dose no jantar, por exemplo.

O feijão é um alimento rico em proteínas e minerais, além de vitaminas B1, B2, B3 e B9. As proteínas vegetais auxiliam na composição dos músculos e dos tecidos do corpo e, em razão dos seus índices de ferro, ele é considerado um poderoso aliado contra a anemia.

Outra boa pedida é adicionar uma colher de sopa de alimentos como chia ou linhaça às frutas e iogurtes no café da manhã ou no lanche da tarde, além de uma porção no almoço e no jantar é suficiente para extrair o que há de melhor deles em termos de nutrição.

Estatísticas mostram que cerca de 30% dos brasileiros sofrem com problemas relacionados ao intestino preso. Uma dieta pobre em fibras é uma das possíveis causas dessa condição e os grãos podem ser a solução.

Por ser rico em fibras, seu consumo ajuda a regular o funcionamento do intestino. Outro benefício dos alimentos desse grupo é que eles contêm triptofano, um aminoácido necessário para a produção de serotonina – o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Além dos benefícios nutricionais, os grãos são uma opção muito prática para quem busca ter uma alimentação saudável, pois é possível cozinhar uma quantidade maior e utilizá-los em vários pratos diferentes durante a semana.

Alimentos como feijão, grão-de-bico, lentilha e quinoa, entre outros grãos, oferecem aminoácidos de alto valor biológico, contribuindo para uma ingestão adequada de proteínas. Por exemplo, que tal uma salada de lentilha para deixar as suas refeições ainda mais saudáveis

Precisa de mais alguma explicação para caprichar na ingestão de grãos e sementes nas suas refeições? Está convencido agora que os grãos são parte fundamental em qualquer dieta?

Um arroz e feijão fresquinhos, uma boa salada de grão de bico ou uma sopa de lentilhas cairiam bem agora, não é? Bom proveito!