Janeiro também é Branco – Mens sana in corpore sano!

23 de janeiro de 2024
0 Comments

O sentido da campanha Janeiro Branco está bem representado no lema escolhido para este ano: “Quem cuida da mente, cuida da vida.” Essa frase destaca a importância do cuidado com a saúde mental para que tenhamos uma vida plena e saudável. Veja como cuidar do corpo integralmente.

Anualmente, os organismos de saúde aproveitam o início do novo ano para realizar a campanha Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional das pessoas, divulgando e orientando forma de prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

Esse período é muito propício, pois, em geral, as pessoas estão mais abertas a refletirem sobre seus hábitos de vida, avaliando o ano que passou e fazendo proposições para o novo ciclo que se inicia.

O mês de janeiro e a cor branca foram escolhidos pois ambos representam um recomeço: o início do novo ano, por ser a época em que as pessoas começam a por em prática seus planos; o branco, por ser uma cor que é a soma de todas as outras cores e representa um espaço a ser colorido da forma que quisermos.

Assim, o Janeiro Branco é uma excelente oportunidade para revisar hábitos que podem levar a um desequilíbrio emocional, causando transtornos físicos, familiares e profissionais.

A campanha ajuda, também, a corrigir uma concepção distorcida, que trata o corpo e a mente como coisas distintas. Não há mais espaço para essa dissociação, pois a mente faz parte do nosso corpo. A mente influencia o estado do nosso corpo e vice-versa, pois ambos são um só e indivisíveis.

É sabido que as doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, tais como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Esses transtornos da saúde mental acabam afetando os indivíduos, seus familiares, laços sociais e até profissionais, prejudicando a saúde em todos os aspectos.

Por não apresentar sintomas visíveis, tudo que se relaciona com a mente é tratado como menos importante por boa parte da população, sendo que muitos ainda consideram esses transtornos mentais como fraqueza ou “frescura”.

Com as pressões sociais, profissionais e familiares, aliado á falta de hábitos de vida saudáveis, a cada dia aumenta a parcela da sociedade que apresenta sinais de ansiedade e depressão, com boa maioria sem acesso a serviços de saúde mental ou optando por não os buscar.

Segundo estudo da OMS – Organização Mundial da Saúde, cerca de 16% dos brasileiros sofrem de depressão ou ansiedade, algo próximo de 32 milhões de homens e mulheres de diversas idades e classes sociais que, em muitos casos, apenas convivem com essa sensação de mal estar, sem tomar qualquer providência para solucionar ou tratar esse problema de saúde.

Como se não bastassem esses números alarmantes, indivíduos estressados, ansiosos ou com outros transtornos mentais, acabam por sobrecarregar as demais pessoas que com ela convivem, aumentando as chances de que estes também desenvolvam transtornos mentais por conta do aumento da pressão e da sobrecarga, criando o efeito dominó.

A forma de combater esse mal é manter uma rotina saudável de vida, com alimentação controlada, prática de atividades físicas e de lazer, sono revigorante, cultivar boa relações sociais, controlar o uso das telas e da tecnologia e, se mesmo assim, sentir que precisa de ajuda, procurar um profissional de saúde. 

Ao perceber que precisa de ajuda ou caso identifique que alguém próximo necessita de ajuda, é importante procurar um profissional de saúde mental para avaliação. O mais importante é não se calar diante do problema e tentar enfrentá-lo sozinho.

A equipe DANAMED está apta a orientá-lo e dar todo o suporte para cuidar da sua saúde em todos os aspectos. Afinal, somos gente que se importa com a nossa gente, e não apenas do físico, mas também da mente!