Acelere sua saúde: vamos comer mais legumes e verduras

23 de janeiro de 2024
0 Comments

Menos da metade da população no Brasil, 45,5%, para ser mais exato, consome verduras e legumes cinco vezes ou mais na semana. Ricos em vitaminas, minerais e fibras, esses alimentos geralmente possuem baixo teor calórico e apresentam diversos benefícios. Confira.

Menos da metade da população no Brasil, 45,5%, consome verduras e legumes cinco vezes ou mais na semana. O consumo continua baixo entre os brasileiros, apesar de ter aumentado no último ano após uma queda expressiva durante a pandemia. Essas informações foram extraídas do Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).

Ricos em vitaminas, minerais e fibras, esses alimentos geralmente possuem baixo teor calórico e apresentam diversos benefícios, como por exemplo: prevenir doenças como obesidade e diabetes, diminuir o estresse, proporcionar mais disposição, proteger o organismo e até mesmo aumentar a felicidade.

Verduras e legumes são capazes de prevenir doenças, afastar a depressão, combater o stress e até ajudar a reduzir o peso.

Legumes e verduras são essenciais à saúde, e não dá para alegar que não sabíamos disso, pois crescemos ouvindo isso de nossas mães, avós e professores. O que talvez não saibamos é que, além de bons nutrientes, esses alimentos pertencem a uma categoria especial: a dos nutracêuticos, que são assim chamados porque ajudam a prevenir e combater doenças.

Certas verduras, como brócolis, são classificadas como alimentos funcionais naturais ou fitoquímicos — elas agem como soldados capazes de resistir ao ataque de células cancerígenas, à diabetes, à osteoporose e a males do coração.

Isso sem falar naquela ajuda tão apreciada por dez entre dez pessoas: a de adiar o processo de envelhecimento, causado, em grande parte, pelos radicais livres.

Basta respirar para liberar a entrada dessas moléculas no nosso organismo. Sem empecilhos e vitaminadas por poluentes, stress e toxinas, elas se multiplicam descontroladamente. O que caracteriza um radical livre é o número ímpar de elétrons. Só que ele está sempre em busca de um parceiro. Para formar a dupla, rouba o elétron da membrana celular ou do núcleo, onde ficam os genes. Ataques seguidos às células fazem o estrago — elas ficam velhas ou doentes.

Junto com os legumes, as leguminosas e as frutas, as verduras, de um modo geral, previnem as doenças cardiovasculares e ajudam a controlar o colesterol, além de combater a obesidade, a diabetes e a diverticulite, uma infecção no intestino, pois as fibras ajudam na absorção das gorduras, ajudando a manter ou a reduzir o peso.

Na próxima ida à feira ou ao supermercado, lembre-se destes amigos da saúde física e mental, da beleza e do corpo. E se quiser ajdua de uma nutricionista, conte conosco.