Uma raquete e uma bolinha: é tudo que você precisa!

15 de agosto de 2023
0 Comments

Esportes como tênis, squash, badminton e frescobol são alguns dos esportes praticados com raquetes. Atividades físicas boas para o corpo e para a cabeça. Conheça os benefícios de alguns esportes praticados com uma raquete e dê um “ace” no sedentarismo.

A natação e a corrida sempre foram destacadas por serem atividades que trabalhavam todo o corpo e ainda aumentavam a qualidade de vida. Atualmente uma febre de esportes com raquete também ganharam destaques e já são considerados bastante completos e fonte natural de longevidade.

Hoje é comum ver as quadras de Tênis lotadas, o surgimento de arenas de Beach Tennis, espaços demarcados para a prática de Squash, Badminton e até o bom e velho Frescobol voltou a cena.

Alguns dos esportes praticados com raquetes são: Tênis, Badminton, Squash, Padel, Beach Tennis, Tênis de mesa, Raquetebol, Pickleball, Frescobol e Gym racket.

Cada modalidade destas pode trazer benefícios variados. Porém, é possível apresentar algumas modalidades que representam muito bem todos os benefícios dos esportes com raquete.

Tênis – O mais conhecido e popular entre os esportes praticados com raquete. Praticado em partidas de simples e duplas conseguem desenvolver bem a capacidade motora, pois as partidas são baseadas em golpes que envolvem a movimentação de quase todas as partes do corpo. Tudo isso aliado a um ótimo desenvolvimento muscular, otimização da percepção e da atenção, além de beneficiar a respiração.

Beach Tennis – É um esporte praticado ao ar livre, geralmente, na praia, onde os jogadores podem trabalhar o físico e também o mental. O ar puro e a natureza fazem com que a mente relaxe ao mesmo tempo que o corpo trabalha. A capacidade motora também será desenvolvida, além do trabalho dos músculos dos braços e também das pernas durante os movimentos.  Pelo fato de ser praticado na areia, que já representa uma sobrecarga para o jogador, pois os movimentos pedem mais forças nas pernas, trabalhando também os músculos dessa região.

Squash – É uma modalidade de esporte com raquete onde a bolinha não para, o que significa uma maior exigência de bom condicionamento físico. A alta intensidade também ajuda a desenvolver a força física e a coordenação motora, auxiliando na respiração. Além disso, o corpo passa ter uma flexibilidade maior e um aumento da resposta aos estímulos.

Padel – É um esporte físico aeróbico intenso onde o jogador pode consumir cerca de 1.000 calorias por partida com duração de uma hora. Proporciona um bem-estar geral, reduz o estresse, tonifica os músculos e fortalece as articulações. É o exercício perfeito para melhorar a capacidade cardiorrespiratória que diminui os riscos de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Os esportes de raquete podem ser praticados por pessoas de qualquer sexo ou idade, desde crianças e adolescentes, até homens e mulheres mais idosos, que podem se beneficiar dos bons resultados nos aspectos físicos, mentais e sociais.

Vale destacar que as crianças podem usufruir dos benefícios dos esportes com raquetes desde as idades mais tenras. Por ter modalidades que podem ser praticadas sem grandes riscos desde a infância, os pequenos também têm a oportunidade de começar a cuidar da saúde e fazer disso um hábito logo cedo. Os esportes com raquetes estimulam a visão das crianças, melhoram a coordenação e habilidades motoras, intensificam as relações interpessoais e ajudam no desenvolvimento e aprimoramento de qualidades físicas. São muitos benefícios.

Importante: Não deixe de conversar com um profissional da saúde antes de praticar esportes. O sedentarismo se combate sempre com ajuda profissional.