Senta direito. Arruma essas costas! Quantas vezes você já escutou essas frases?
Todo mundo já ouviu essas frases quando era criança e alguns ainda ouvem hoje em dia. Conheça os riscos de saúde que a má postura ao sentar ou longas horas trabalhando nessa posição podem provocar.
É muito comum ouvirmos de nossos pais, amigos e professores que nossa postura está péssima. Basta alguem ordenar para sentarmos direito que já mudamos nossa postura, posicionando os ombros para trás, ficando com a coluna ereta, a cabeça erguida, a barriga encolhida e todo contraído. Será que esta é a maneira correta de se posicionar?
Passamos boa parte do nosso dia sentados, isso acontece muito em virtude dos trabalhos modernos, geralmente em escritórios, mas também pelo conforto desta posição.
A questão é que sem alguns cuidados esta posição pode trazer problemas, muitos deles sérios e extremamente prejudiciais à saúde. Em geral, as pessoas expõem-se a riscos que desconhecem, seja por sentar em uma posição inadequada ou, por motivos bobos, como, simplesmente, não saber regular a sua cadeira no ambiente de trabalho.
Uma das dificuldades de quem fica muito tempo sentado é o surgimento de vícios posturais, como usar a cadeira na altura inadequada, não apoiar as costas, sentar sobre uma das pernas, sentar na borda ou ficar inclinado, por exemplo.
Essa falta de cuidado pode causar dores lombares, degeneração de discos intervertebrais, tendinites, artrites, cefaleia tensional, problemas circulatórios, hemorroidas, artrite da região vertebral, desigualdade na altura dos ombros, bursite, entre outros.
Isso ocorre por que o corpo vai tentando buscar uma posição que seja mais confortável para ele. No entanto, o desalinhamento da coluna traz sobrecarga para os discos e as articulações, prejudicando toda coluna e outras articulações.
Os problemas de saúde mais comuns causados pela má postura ao sentar são:
1 – Dores nas costas, músculos e articulações;
2 – Dor de cabeça;
3 – A famosa barriguinha;
4 – Problemas nos órgãos – A postura errada afeta muito além das articulações, músculos e nervos, causando diversos problemas aos órgãos, provenientes da sua compressão exagerada, tais como:
Prisão de ventre – pode ser reflexo de um intestino esmagado pelo peso das costas.
Cálculos renais – as costas curvadas podem ser as culpadas pelos cálculos renais. Elas comprimem os rins, fazendo com que funcionem mal.
Má circulação – posturas erradas amassam as veias e atrapalham a circulação sanguínea, além de abafar os batimentos cardíacos.
Úlceras – Dentro de um estômago prensado, os ácidos da digestão atacam as paredes do próprio órgão, gerando desconforto e podendo resultar até mesmo em úlceras.
Problemas respiratórios – uma postura curvada faz com que seja absorvido menos oxigênio, pois comprime os pulmões. Há um risco até de desenvolver uma pneumonia.
Baixa de imunidade – Por causa dos órgãos esmagados, faltam nutrientes e oxigênio para o corpo, o que o deixa enfraquecido. A vítima fica mais propensa a pegar infecções.
Às vezes, um pequeno alongamento e um ajuste na sua postura podem aumentar sua energia e disposição, aliviando a tensão e o desconforto. Sentar-se corretamente potencializa a entrada de oxigênio nos seus pulmões. Com uma boa postura, mais oxigênio entra no corpo e no cérebro, contribuindo para o aumento da energia e ajudando a respirar melhor, o que faz seu corpo relaxar.
Primeiro, para manter a boa postura sentado é importante ter os músculos fortes e suficientemente elásticos e por isso também é recomendado fazer alongamentos diariamente, em casa ou no trabalho, além de exercícios de fortalecimento muscular.
Dicas para manter a boa postura sentado:
- Olhe para o centro da tela do computador e mantenha o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler ou escrever num computador.
- Posicione os braços corretamente – os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho.
- Posicione os pés corretamente: Não cruze as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas, com os pés apoiados no chão. É importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão (a flexão dos joelhos devem formar 90o).
- Posicione os ombros levemente para trás.
- Tenha uma cadeira adequada, de preferência com certificação de sua ergonomia.
- Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna.
- Sente sobre os ossinhos do bumbum e volte o quadril levemente para frente.
Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais, os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.
Postura saudável e ideal não é cansativa, não requer muito esforço nem gera dor, pois respeita a configuração da coluna sem sobrecarregá-la. Se parece muito complicado, a dica é que se alterne entre a postura ideal e outras não tão saudáveis, mas sempre voltando à primeira. Assim, o corpo não é tão prejudicado e você vai acostumando.
Concorda que é importate sentar direito e aprumar a coluna? Se cuide! Seu corpo agradece!