Pular corda: exercício ou brincadeira de criança?

15 de agosto de 2023
0 Comments

Os dois, mas existem alguns cuidados para a prática segura dessa diversão (ou exercício). Veja as dicas para brincar, se divertir e cuidar da saúde de forma segura e econômica.

Roupas confortáveis, um bom par de tênis, uma corda e um espaço livre de obstáculos. Pronto! Você tem tudo que precisa para fazer um exercício completo e divertido. Pular corda é uma diversão e faz parte das nossas memórias de infância, quando usavamos essa atividade como uma brincadeira. Que tal resgatar esse momento saudável e lúdico?

Os benefícios de pular corda são diversos, mas, como acontece com qualquer atividade física, é necessário estar com as visitas ao médico em dia antes de iniciar a prática. Por ser um exercício intenso, pode ser desaconselhável a quem tem danos severos em articulações, alto grau de obesidade ou determinadas doenças.

Como qualquer outro exercício aeróbico, essa modalidade libera endorfina, hormônio responsável por causar sensações de bem-estar. Por isso, pular corda é uma ótima maneira de combater o estresse do dia a dia, além de funcionar como coadjuvante no tratamento de doenças ligadas ao humor, como depressão.

Veja quais os benefícios de pular corda para a saúde.

Saúde mental – Pular corda é uma ótima maneira de liberar endorfina, hormônio do bom humor. É importante lembrar que essa substância fica no corpo por tempo limitado. Por isso, o ideal é praticar algumas vezes por semana ou alternar com outros exercícios.

Respiração – Pular corda é um exercício aeróbico, isto é, usa oxigênio para liberar energia. Com a prática regular, melhoramos a respiração e o condicionamento físico, com mais fôlego para outras atividades do dia a dia.

Bom para o coração – Durante o exercício aeróbico, os batimentos cardíacos ficam mais rápidos, o que dilata os vasos sanguíneos. A prática da atividade com frequência, vai melhorar a circulação do sangue, o que ajuda a prevenir diversos problemas no coração.

Emagrece – Atividades aeróbicas aumentam a necessidade de energia e, consequentemente, provoca queima de calorias. Por isso, pular corda ajuda a emagrecer, desde que seja mantida uma alimentação saudável, rica em fibras e proteínas, evitando o excesso de açúcar e gorduras.

Controle do diabetes – A prática de exercícios melhora a sensibilidade do corpo à insulina, hormônio que metaboliza a glicose. Por se tratar de uma doença crônica, é importante consultar o médico antes de iniciar uma nova atividade.

A fim de evitar problemas de postura e acidentes, utilize uma corda compatível com sua altura e escolha roupas e tênis confortáveis. Se você não pula corda há muito tempo, procure orientação de um educador físico para realizar os movimentos de forma correta.

Pular corda aumenta o tônus muscular de glúteos, pernas e barriga, no entanto, a atividade não estimula tanto os membros superiores. Assim, é recomendável combinar com outros tipos de exercícios ao longo da semana.

Sua hidratação faz toda a diferença: na prática de qualquer modalidade física intensa, bastante líquido é eliminado por meio do suor. Por isso, é importante se manter hidratado antes, durante e depois dos exercícios.