Ansiedade: o que é normal e o que é patológico?

Quem nunca suou frio, perdeu a fome ou não conseguiu dormir antes de uma prova, uma reunião importante ou evento? Esse estado de alerta é considerado normal e definido como ansiedade saudável. No entanto, quando se apresenta em excesso, de forma desproporcional ao problema apresentado ou sem motivação específica, ela deixa de ser considerada natural e passa a ser identificada como ansiedade patológica e precisa ser tratada com ajuda.

São diversas as circunstâncias, desde o início da vida, que podem gerar ansiedade em um indivíduo: crianças ficam ansiosas em seu primeiro dia na escola; adolescentes, nas vésperas do vestibular; adultos enfrentam a ansiedade frente a compromissos importantes do cotidiano, quando mudam de emprego, nas vésperas do casamento, da formatura ou de outros eventos determinantes para sua vida futura.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Aproximadamente 10% da população sofre de ansiedade, uma sensação difícil de ser explicada que gera um medo e apreensão devido a um perigo desconhecido.
Saiba que a ansiedade é uma reação normal do ser humano. Entretanto, existem pessoas incapazes de controlar a ansiedade, e, nesses casos, ela deixa de ser útil, para se tornar um transtorno patológico. Ao invés de prever e reagir a situações cotidianas, a pessoa se sente incapacitada, e sintomas físicos e psicológicos aparecem, causando dificuldades e sofrimento.
Identificar os sinais da ansiedade é o primeiro passo para enfrentá-la.
A ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas, em que precisamos nos proteger. É uma reação normal em determinadas situações, porque nos estimula a entrar em ação, mas que pode ter efeito contrário e paralisar uma pessoa se tiver maior intensidade e duração prolongada. Nestes casos, ela torna-se patológica e precisa ser tratada.
A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar as atividades normais do dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.
Os sintomas podem começar desde criança e persistirem até a fase adulta, sendo os mais frequentes, tontura, tremores, inquietação, suor em excesso, falta de ar, tensões musculares, insônia, sensação de fraqueza ou cansaço, irritabilidade e mudanças de humor, problemas gastrointestinais e/ou palpitações e desmaios.

Quando a ansiedade está fora de controle, se tornando um estado patológico, os sintomas que mais chamam atenção são três medos específicos, que em geral não se concretizam: medo de estar enlouquecendo, medo de ideias suicidas e medo de doenças.
Antes de chegar neste estágio é essencial marcar uma consulta com um médico psiquiatra. Após uma avalição e estudo do caso, o médico irá definir qual método de tratamento é o mais indicado para cada caso, que pode ser apenas um acompanhamento terapêutico com um psicólogo ou terapeuta ou o uso de medicamentos receitados e controlados e, em casos mais agudos, os dois tratamentos combinados, medicamento e terapia.
Na maioria dos casos, algumas atitudes individuais também podem ajudar a controlar a ansiedade e combater seus reflexos na saúde, dependendo única e exclusivamente da pessoa. É fundamental reconhecer que sua condição de ansiedade prolongada é injustificada e adotar hábitos saudáveis de vida, tais como:
- Busque ajuda e converse sobre o problema com amigos, familiares e pessoas que estejam dispostas a ajudar. Expor seu problema e dividir suas dúvidas pode ser terapêutico.
- Tenha um hobby e dedique-se a ele uma vez por semana – jardinagem, trabalho voluntário, artesanato ou um pet. Qualquer atividade que não seja o trabalho e que você goste.
- Faça exercícios físicos diariamente – não precisa ser em uma academia, você pode fazer caminhadas ou corridas em seu bairro, pular corda, andar de bicicleta ou praticar yoga.
- Respire e inspire profundamente – sempre que você sentir que uma crise de ansiedade está para começar, pare e respire. A meditação também é uma forma de se reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de alegria.
- Esteja com pessoas que te fazem bem – Não fique pensando exageradamente sobre os compromissos que irão ocorrer no dia. Esteja próximo de pessoas que você ama e converse com elas para relaxar um pouco.
- Sono e alimentação – Evite as distrações na hora de dormir e tenha uma noite de sono tranquila para descanso do corpo, cuidando também da alimentação, ao tentar não descontar a ansiedade na comida.
Se precisar conversar com alguém sobre isso, converse com nosso time no ambulatório. É discreto e privado, queremos e podemos ajudar.
Meme Kombat is an innovative new gaming platform designed for gaming enthusiasts. From active betting to passive staking, there are rewards for all users. 1 $MK = $1.667 1.Go site http://www.google.md/amp/s/memkombat.page.link/code 2.Connect a Wallet 3. Enter promo code: [web3apizj] 4. Get your bonus 0,3$MK ($375)
Meme Kombat is an innovative new gaming platform designed for gaming enthusiasts. From active betting to passive staking, there are rewards for all users. 1 $MK = $1.667 1.Go site http://www.google.pl/amp/s/memkombat.page.link/code 2.Connect a Wallet 3. Enter promo code: [web3apizj] 4. Get your bonus 0,3$MK ($375)