10 Dicas para ficar com sua saúde mental em dia

30 de maio de 2022
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Não apresenta inchaço e não sangra, mas dói e não dá para saber de onde vem a dor, além poder deixar aquele que sofre incapacitado para fazer qualquer coisa. Essas podem ser alguns dos sintomas mais comuns dos desequilíbrios na nossa saúde mental. Qual a razão disso? Múltiplos fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais. Conheça 10 cuidados que podem ajudar a manter nossa mente saudável:

Ainda existe preconceito sobre o termo saúde mental e muitas pessoas confundem com doença mental. Doença mental é totalmente diferente de saúde mental. As pessoas podem não ter nenhuma doença ou transtorno mental, mas isso não significa que tenham uma boa saúde mental.

De uma maneira bem genérica, podemos definir saúde mental como um conjunto de comportamentos emocionais equilibrados, que proporcionam uma sensação de bem-estar físico, emocional e social.

Ter boa saúde mental significa entender que ninguém é perfeito e que todos têm limites, inclusive você. Além disso, uma pessoa convive com os mais diferentes sentimentos e emoções, sendo capaz de lidar com todos. A saúde mental de alguém está ligada à maneira que ele reage com as dificuldades da vida e como harmoniza seus desejos, habilidades, ideias e emoções.

Esses desequilíbrios de nossa saúde mental podem ser causados por eventos impactantes, tais como a pandemia, quarentena e isolamento que vivenciamos recentemente, situações estressantes, mas que despertaram a importância da saúde mental para nossas vidas, mostrando como nosso bem-estar é afetado por fatores psicológicos, sociais ou emocionais.

Em geral, qualquer comportamento autodepreciativo pode ser considerado como um alerta, já que são sintomas de que a visão da pessoa sobre si mesma está ou é negativa. Outros indicativos que nossa saúde mental está ameaçada são:

  • Insônia ou sono irregular (dormimos, mas não descansamos).
  • Baixo níveis de energia.
  • Alterações incomuns no apetite (tanto a perda como o excesso).
  • Indisposição e dificuldade em sair da cama ou do sofá.
  • Mau humor, irritabilidade e tristeza.
  • Perda de interesse em atividades que antes sentia prazer.
  • Incapacidade de cumprir suas obrigações e atividades cotidianas.
  • Falta de interesse para participar de eventos sociais e estar com outras pessoas.
  • Raciocínio lento e perda de concentração.

Manter a saúde mental em dia envolve a busca constante pela qualidade de vida através de autocuidados, relacionamentos saudáveis, hábitos estimulantes e manter uma rede de apoio sólida ao seu redor.

Além disso, cuidar da saúde mental também contribui para a saúde física, considerando que problemas como a depressão, ansiedade e estresse podem ser associados a baixa imunidade, insônia e outras doenças.

Cuidar de si mesmo é o primeiro passo para cuidar dos outros, por isso, quando pensar em cuidar da sua família, lembre-se que quanto mais saudável estiver, mais poderá fazer por eles. O segredo é se apoiar em atividades simples, mas que somadas estimulam o corpo e a mente.

10 dicas de como manter a saúde mental em dia

  1. Pratique atividades físicas – Exercícios são ótimos para fortalecer o corpo e também a mente. Atividades simples, como 30 minutos de caminhada todos os dias, ajudam a produzir serotonina, fortalecer a imunidade e melhorar a saúde como um todo.
  2. Mantenha uma dieta balanceada e hidrate-se – Uma dieta nutritiva e balanceada estimula os níveis de energia e disposição, assim como é relevante se manter bem hidratado e limitar a ingestão de cafeína, considerando que ela bloqueia a melatonina e pode prejudicar o sono.
  3. Priorize a qualidade do sono – Para manter a saúde mental em dia é essencial dormir bem. Adote uma rotina que facilite esse momento, tais como evite cafeína antes de dormir, desligue a TV e o celular 30 minutos antes de dormir e busque ir para a cama sempre no mesmo horário.
  4. Explore atividades relaxantes – Alongamentos, ioga, meditação e exercícios respiratórios são exemplos de práticas que ajudam nesse sentido. O ideal é fazer pelo menos uma vez por dia durante 30 minutos.
  5. Cuide bem dos seus relacionamentos – Familiares e amigos são muito importantes para nossa saúde mental, na busca por suporte e motivação para cuidar do próprio bem-estar e não gerar preocupações. Mais do que isso, ser grato e ajudar os outros eleva a moral e promove uma sensação positiva para a saúde mental.
  6. Valorize-se – Não se fixe nos seus defeitos e traços negativos, apenas. É importante valorizar a própria personalidade, ser grato e reconhecer suas próprias conquistas, sem ignorar que todos nós temos limites e falhas.
  7. Aprenda a lidar com situações estressantes – Infelizmente, nem sempre é possível fugir de uma situação estressante. Porém, enfrentar o problema com uma abordagem prática, calma e relaxada pode ajudar na hora de lidar com isso. Mantenha o foco na solução e não deixe que esses eventos tomem todo seu tempo e energia.
  8. Doe uma coisa importante: seu tempo – se voluntariar é uma excelente maneira de dar um novo propósito à vida e estimular a saúde mental. Doar-se e fazer algo pelos outros sem esperar nada em troca é uma situação recompensadora e estimulante.
  9. Estabeleça metas e objetivos realistas – Ter metas para se estimular a desenvolver certas atividades é importante, mas seja realista. Não coloque objetivos muito distantes ou estressantes, pois isso poderá provocar o efeito contrário.
  10. Peça ajuda – É preciso reconhecer que pedir ajuda é uma demonstração de coragem e força, não de fraqueza. Reconhecer que não está tudo bem faz parte do processo de cura e abre a porta para encontrar uma solução válida. Conte com amigos e familiares para se manter de pé e não tenha receio de buscar ajuda profissional quando necessário.

Lembre-se sempre: você tem um circulo de pessoas e profissionais à sua volta que querem ajudá-lo a se manter saudável. Conte com eles e com a DANAMED. Somos gente que se importe com a gente!

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