Cuidados para a prática de esportes em dias frios
Ficar na cama, debaixo do edredom? Você sabia que treinar no frio queima até mais calorias do que no calor e manter a regularidade dos treinos é fundamental para a saúde e o desempenho esportivo?
O inverno chega e com ele aumenta o número de pessoas que reduzem ou abandonam a prática de suas atividades físicas. É uma mistura de frio com preguiça, e uma série de “incentivos” para adiar a corrida ou a caminhada, faltar na aula da academia ou não ir encontrar a turma do futebol.
Manter uma rotina de atividade física no inverno é muito importante para sua saúde e disposição, além da atividade física no inverno gastar mais calorias. Nosso corpo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal em níveis fisiológicos saudáveis, o que também faz com que a percepção de esforço possa aumentar a sensação de cansaço durante o exercício.
Alguns cuidados necessários
Para quem gosta de atividades ao ar livre como caminhadas, corridas e pedaladas, cuidados com as vestimentas são fundamentais.
Agasalhe-se – Dê preferência para roupas esportivas de tecido adequado com mangas longas e calças, mesmo sabendo que durante o exercício o corpo irá aquecer. Muitas vezes, iniciar o exercício com agasalho e posteriormente tirar possa ser necessário. As extremidades como mãos, pés e face são as que mais sofrem. Dessa forma, quando a temperatura está muito baixa vale pensar na utilização de luvas e gorros.
Esquente os motores – Com as baixas temperaturas, os músculos e articulações ficam enrijecidos, aumentando o risco de lesões. Por isso, exercícios aeróbicos de alongamento e aquecimento do corpo são essenciais. Veja duas sugestões de aquecimento:
- Alongar membros e músculos de forma ritmada, fazendo repetições – esse tipo de alongamento é o ideal para ser feito antes da prática de exercícios mais intensos, como musculação e cross-fit.
- Deslocar-se em zigue-zague, dando pequenos saltos e fazendo trotes leves – recomendado antes da corrida, pois ajudam a movimentar as articulações, promovendo uma maior lubrificação.
O aquecimento se torna fundamental para manter seu rendimento durante toda a prática, faça dele um aliado. É importante lembrar que aquecer o corpo de dentro para fora também é válido, principalmente se você for praticar exercícios ao ar livre. Consumir líquidos e alimentos mais quentes, como chás, café e sopas, antes e depois da atividade física, contribui para esquentar o corpo.
Os benefícios à saúde devem ser o estímulo maior para a prática de exercícios físicos, mesmo na época mais fria do ano. Praticar exercícios físicos regularmente ajuda fortalecer o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças respiratórias e infecciosas, como infecções de garganta, gripe e resfriado, muito comuns no inverno.
Praticar exercícios é saudável e importante em qualquer época do ano!