Saiba quais as vacinas mais importantes para adultos
Geralmente, as campanhas de imunização são voltadas para crianças e adolescentes, mas é bom saber que toda pessoa, independentemente da idade, tem um calendário específico de vacinação que deve ser mantido atualizado para evitar problemas de saúde. Confira se o seu está em dia.
As campanhas de vacinação, geralmente, são voltadas para crianças e idosos. Por isso, muitas pessoas acham que não necessitam tomar vacinas até serem mais velhos e ficam com sua caderneta desatualizada e sem saber que existem imunizantes que devem ser tomados ou reforçados também na fase adulta.
Estudos das agências governamentais de saúde apontam que 69% dos adultos brasileiros estão com o calendário de vacinação incompleto e esse percentual deve ser maior se considerarmos aqueles que ainda não completaram todas as doses da vacinação contra a covid-19.
Manter as vacinas em dia é fundamental para o controle de doenças endêmicas, que podem retornar de tempos em tempos, como os casos mais recentes de sarampo e febre amarela, por exemplo.
Os postos de saúde em todo o território nacional têm vacinas direcionadas a cada grupo, com um calendário permanente de imunização, mas que também podem ser aplicadas em qualquer época do ano.
Para adultos, o Ministério da Saúde recomenda doses contra hepatite B, difteria e tétano, a tríplice viral e a da febre amarela. E, para os idosos, as vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, pneumocócica 23-valente e influenza.
Veja quais vacinas devem ser tomadas ou reforçadas na fase adulta.
Hepatite B – Feita em três doses para quem não foi vacinado durante a infância ou nunca teve a doença.
Tríplice bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche) – A vacina tríplice bacteriana é aplicada durante a infância, mas na adolescência e na vida adulta é necessário tomar o reforço com a vacina dupla, contra difteria e tétano, a cada 10 anos.
Tríplice bacteriana na gestação – A vacina também é recomendada para gestantes no último semestre da gestação.
Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) – Pertence ao caderno de vacinação infantil, mas, para quem não tomou na infância, é indicado tomar na vida adulta.
Gripe – A vacina contra o vírus influenza é disponibilizada anualmente. É recomendado que toda a população adulta seja imunizada.
COVID-19 – Existe um cronograma de vacinação em funcionamento para a população adulta com três ou quatro doses, dependendo do fabricante do imunizante, e já está sendo aplicada a dose de reforço com a vacina bivalente, conforme programação de cada estado.
HPV – A imunização contra o HPV, ou papilomavírus humano, está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos e para pessoas de 9 até 26 anos, incluindo pessoas imunossuprimidas. O esquema vacinal é composto por 3 doses.
Herpes-zóster – Também conhecida como cobreiro, a vacina contra essa doença é licenciada em uma dose para pessoas a partir dos 50 anos. O imunizante está disponível apenas em serviços privados de vacinação.
Pneumocócicas – A imunização contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite e outras doenças causadas pela bactéria pneumococo, é indicada para pessoas acima dos 60 anos ou que estejam no grupo de risco, mediante requisição médica.
Febre amarela – O imunizante pode ser tomado em qualquer fase da vida adulta e deve ser tomada por quem vai viajar para áreas em que existam muitos casos da doença. A vacina é administrada em dose única e uma segunda dose pode ser recomendada 10 anos depois da primeira.
Fique atento ao calendário e não deixe de atualizar a sua caderneta de vacinação.
Se tiver dúvidas se deve ou não se vacinar, conte com os profissionais dos ambulatórios e salas DANAMED para esclarecer suas dúvidas ou entre em contato pelo canal da Central de Atendimento: Fone: 4000-1698.