Cuidados na prática de esportes de raquete

29 de agosto de 2024
0 Comments

Tênis, paredão, badminton e agora com a febre do beach tennis, estas são ótimas opções de práticas esportivas que ajudam a manter nossa qualidade de vida e bem estar, mas exigem alguns cuidados e atenções, principalmente, em algumas articulações. Saiba como fazer um “ace” na sua saúde!

Vez por outra um esporte entra na moda e as quadras, clubes e academias experimentam uma crescente procura por uma modalidade. Já aconteceu com o futebol, o voleibol, a musculação e mais recentemente com a ginástica olímpica e o judô, fruto dos bons resultados dos Jogos Olímpicos de Paris.

Um pouco anterior, foi o crescimento do público interessado nos chamados esportes de raquete, com modalidades como o Beach Tennis que, assim como o Tenis, o Tênis de Mesa, o Badminton e outras do mesmo gênero, exigem coordenação, agilidade e habilidade bem específicas.

A euforia e o modismo são excelentes fatores para atrair mais praticantes para a modalidade e melhor estímulo para tirar mais pessoas do sedentarismo, criando novos adeptos de práticas saudáveis de vida e hábitos benéficos para os bem estar nos aspectos físicos, mentais e sociais.

Por outro lado, assim como qualquer prática esportiva, existe o risco de lesões e acidentes se não forem bem orientados, o que pode desmotivar o praticante e abreviar sua “carreira esportiva”.

Não é recomendado pegar uma raquete e já marcar um jogo com a turma sem tomar alguns cuidados e reconhecer que não é do dia para a noite que alguém se transforma em um Nadal ou Guga ou Djokovic.

Durante a pratica do Beach Tennis ou outro esporte com raquete ocorrem movimentos bruscos de direção e rotação vigorosa. Se o corpo não estiver preparado para realizar estes movimentos repetida ou rapidamente pode ocasionar lesões e reduzir o interesse do novo praticante.

Lembre-se que você almeja adquirir um bom condicionamento físico e divertir-se. Comece devagar e respeitando seu corpo e seus limites.

A ausência de completo domínio das habilidades do esporte, junto com excesso de treinos ou grande volume de jogos, podem desestimular pelo baixo desempenho e até mesmo o aparecimento de lesões.

Praticar exercícios é fundamental por sua infinidade de benefícios, inclusive para a estrutura do joelho. Mas o excesso ou mesmo a execução incorreta de algum movimento podem favorecer o desgaste da articulação e o surgimento de lesões.

Os esportes de raquete são uma atividade física completa, que melhora o bem-estar e saúde geral dos praticantes, mas exige alguns cuidados para prevenir problemas decorrentes da prática do esporte.

Fatores como sobrepeso, falta de condicionamento cardiovascular, muscular e tempo excessivo de jogo sem intervalos podem oferecer riscos para ocorrência maior de lesões.

Outra dica importante é que a experiência e condicionamento físico obtido com a prática de outros esportes ajudam, mas não garantem o bom rendimento físico em uma nova modalidade.

Os grupos musculares mais exigidos são outros, os deslocamentos e intensidade de movimentação são diferentes e os riscos de acidentes são outros. Se no futebol os membros inferiores estão mais sujeitos a lesões, no tênis ou no beach tennis o problema se desloca para os membros superiores e tronco.

Lesões que podem ocorrer na prática de esportes com raquete.

  • Inflamações nas articulações dos ombros, punhos e mãos. Os movimentos com a raquete repetidamente podem provocar dores e até lesões crônicas.
  • Lesões musculares agudas, mais comumente na coxa e panturrilha, por exemplo.
  • Entorses e fraturas – no beach tennis é muito comum machucar o dedão do pé pela irregularidade do terreno arenoso.
  • Entorse do tornozelo e joelho, por serem articulações bastante exigidas na quadra ou na areia.

A grande variedade de movimentos realizados nos esportes de raquete, como o beach tennis, tende a oferecer uma sobrecarga elevada nas articulações. E as que mais sofrem são: coluna vertebral, quadril, joelho, pé, cotovelo e ombro.

Outra dica e essa vale para qualquer atividade física é reservar algum tempo no aquecimento antes da partida ou início das atividades. Se puder programar um treino complementar com ênfase no fortalecimento muscular e alongamentos ao longo da semana, melhor ainda. Isso vai ajudar você a preparar o seu corpo para o esporte, prevenindo contra lesões.

E se você estiver acima do peso ideal, respeite a intensidade de exercícios que o seu corpo está preparado para executar.

Anote e siga algumas dicas para prevenir lesões nos esportes de raquete:

1 – Faça sempre um aquecimento antes da partida.

2 – Não se exceda.

3 – Use o equipamento adequado.

4 – Se estiver iniciando, consulte o médico antes.

O esporte é excelente para o seu corpo e mente. O risco de lesões existe, mas as chances de acontecerem só aumentam com a falta de cuidados importantes.

Você não deve abandonar o seu esporte ou desistir da atividade física por medo de se machucar ou por já ter sofrido alguma lesão. O que você deve fazer é investir em prevenção ou tratamento para garantir que a prática do seu esporte seja segura e aquela sensação de cansaço, bem estar e prazer após o fim da atividade continue ocorrendo a cada partida.