O médico solicitou exames laboratoriais. E agora?

15 de agosto de 2023
0 Comments

Calma. Seu benefício Danamed cuida disso também. Saiba como proceder para realizar exames laboratoriais, de imagem ou outros exames complementares sem dor de cabeça e sem atrasos.

Você agendou a consulta, passou pelo médico e, quando achava que ia sair com uma receita e tomar alguns remédios, ele entregou a solicitação de alguns exames. E agora? Será que tenho alguma doença grave? Como e onde vou fazer esses exames?

Não se preocupe. Seu benefício Danamed também cobre esses exames complementares e a solicitação de exames laboratoriais são uma parte importante da medicina preventiva, pois auxiliam os médicos no diagnóstico de doenças — principalmente de forma precoce — e na escolha pelo melhor tratamento.

Isso não significa que você tenha uma doença mais séria ou que o médico está suspeitando de um problema de saúde mais grave. É apenas um procedimento de avaliação que complementará as análises feitas pelo médico durante a consulta clínica e ajudam no direcionamento do diagnóstico e tratamento, se necessário.

Os exames mais corriqueiros e solicitados periodicamente pelos médicos são:

Hemograma – O exame de hemograma completo checa as células sanguíneas e verifica se elas estão dentro da normalidade. Ele pode ser solicitado como exame de rotina ou para investigar possíveis doenças, como: anemias, câncer, infecções, etc.

Colesterol total e Triglicerídeos – De posse dos resultados, o médico tem a avaliação do colesterol bom (HDL) e do colesterol ruim (LDL e VLDL). E no exame de triglicerídeos ele verifica os níveis de gorduras, originárias da alimentação e também da produção do nosso próprio corpo, presentes no organismo.

Glicemia em jejum ou exame de glicemia – Avalia as taxas de açúcar no sangue e identifica possível quadro de diabetes, pré-diabetes ou hipoglicemia.

Creatinina – Serve para investigar se existe alguma insuficiência renal. É muito importante fazer esse exame, porque uma das principais funções dos rins é fazer a filtração do sangue e eliminar as substâncias tóxicas do nosso corpo.

TSH – É um teste inicial que serve para investigar problemas na tireoide. O exame de TSH, junto a análise dos valores dos hormônios da tireoide, é capaz de indicar doenças tireoidianas, como hipertireoidismo, hipotireoidismo ou a existência de um nódulo na tireoide (que posteriormente será avaliado em outro exame para avaliar se é benigno ou maligno.

Exame de urina – Também chamado de EAS (Elementos Anormais do Sedimento), verifica doenças como:infecções, pedras nos rins e insuficiência renal.

Exame de fezes – Serve para investigar e detectar problemas no sistema digestivo, como presença de parasitas e identificação de outros agentes infecciosos.

Existem ainda os exames femininos de rotina, solicitados pelo ginecologista, que ajudam a verificar se há cisto, infecção ou outra alteração no aparelho reprodutivo.  E os exames masculinos de rotina, indicados para homens com mais de 40 anos, que devem fazer exames específicos, tais como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA (que investiga sinais de tumor na próstata).

A Danamed oferece diversas opções de laboratórios especializados para a realização de todos os exames complementares, como análises clínicas, colposcopia, ecocardiografia, mamografia, radiologia, raio X, ultrassonografia, entre oiutros. No entanto, alguns exames complementares de alta complexidade necessitam de autorização previa, baseada em critérios técnicos.

Informe-se ao realizar o agendamento junto ao prestador de serviço sobre essa necessidade, para que não ocorram atrasos no momento do exame. E se ainda existir dúvidas, você pode ligar para a Central de Atendimento da DANAMED, pelo telefone 4000-1698, na sala DANAMED em Jundiaí (SP), ou informar-se no ambulatório da unidade de Gravataí (RS).

Lembre-se: prevenir é melhor que remediar e quanto mais cedo for feito o diagnóstico iniciar o tratamento, maior a probabilidade de melhoria. Cuide-se!

Sempre acompanhe o extrato de utilização do benefício de saúde e conferir se os exames cobrados pelo prestador de serviços conferem com as despesas apresentadas para pagamento.