Ficou muito tempo ao volante? Então alongue-se!

24 de maio de 2023
0 Comments

Dores nos ombros e costas, braços cansados e joelhos doendo. Já sentiu algum desses incômodos após várias horas dirigindo ou preso por longo tempo num congestionamento? Esses são alguns reflexos e reações do nosso corpo ao acúmulo da tensão e da posição desconfortável ao volante. Saiba como aliviar esse desconforto sem precisar sair do veículo. Confira.

Ficar muito tempo sentado pode causar dores na lombar, cervical, ombros, cotovelos e joelhos, e esse desconforto pode ser ainda mais desagradável se estiver sentado a frente de um volante, tendo que manter a atenção ao trânsito e controlar o veículo e tudo a sua volta.

Essa sensação da musculatura tensa e dolorida é frequentemente relatada por motoristas de transportes públicos ou aplicativo, entregadores e caminhoneiros, mas pode alcançar qualquer pessoa que passe longos períodos atrás do volante.

Assim, se tiver que passar uma longa jornada na direção do veículo, como em viagens ou trânsito congestionado, é recomendável fazer pausas para alongar-se e relaxar. E saiba que em algumas situações nem é preciso sair do veículo. 

Alguns exercícios simples podem ser feitos antes e após longos períodos ao volante, como alongamentos de antebraços e punhos, panturrilhas e coxas, tais como:

  1. Elevar o corpo na ponta dos pés e voltar.
  2. Flexionar o tronco a frente e tentar tocar os pés com as mãos.
  3. Elevar a coxa e trazer o joelho de encontro ao tronco
  4. Rodar e balançar o tronco e ombros para os dois lados.

Posição ao volante

Nossa coluna possui curvaturas normais que variam de pessoa para pessoa. A primeira coisa a fazer é regular o banco do veículo para seu conforto.  Ajuste a distância e altura de forma a que suas pernas fiquem confortáveis e você alcance facilmente os pedais, pressionando-os até o fim. Geralmente, a posição é com elas ligeiramente dobradas.

O mesmo cuidado deve ser adotado com a posição dos braços. Eles não podem ficar longe, nem muito em cima do volante. A distância correta é onde façam uma pequena curvatura, e a forma correta de segurar o volante é com as mãos posicionadas de forma paralela (conhecida como posição 9:15, em referência aos ponteiros do relógio).

Sua coluna deve estar apoiada no banco e com uma leve inclinação (entre 90 graus e 115 graus). O encosto da cabeça é um elemento importante e evita que haja movimentos bruscos, em casos de colisões, por isso, deve ser sempre ajustado também. Tomando estes cuidados e dirigindo com bastante atenção, possivelmente, você evitará dores nas costas em viagens mais longas ou em congestionamentos intensos.

Se for viajar para longe, faça paradas pelo menos a cada 2 horas para estimular os músculos a se alongarem e se movimentarem. Se não for possível, tente alterar levemente a posição do banco para trocar um pouco de posição e alongue os braços a cada parada nos semáforos.

Esse é um alongamento excelente e pode ser feito inclusive dentro do veículo. Basta jogar as mãos o mais a frente que conseguir. A seguir, se tiver espaço, levante os braços esticando-os o mais para cima que conseguir. Você pode emendar o alongamento anterior com esse.

Outro exercício que pode ser feito dentro do carro é cruzar os braços sobre o peito e abraçar os ombros, puxando-os para frente. Na sequência com a mão direita, puxe a cabeça em direção ao ombro e repita o mesmo movimento usando o outro braço para puxar a cabeça para o lado esquerdo.

Por fim, inspire profundamente e contraia os ombros em direção aos ouvidos, expire e solte pesadamente os ombros para baixo. Dê pequenas batidas com as mãos em forma de concha sobre a região dos ombros e braços, procurando relaxar os pontos de tensão.

Movimente os pés para a frente e para trás, para a direita e para a esquerda, balançando-os a partir dos tornozelos. Termine girando o tronco para a direita e para a esquerda, mesmo sentado.

Então, da próxima vez que sentir aquela sensação de ardor nos braços, ombros, costas, pescoço ou pernas ou algum outro cansaço muscular, pare o veículo por alguns minutos para soltar sua musculatura. É rápido, fácil e fará muita diferença na disposição com que chegará ao seu destino, além de auxiliar no seu bem estar e qualidade de vida.

Leave a Comment