Câncer de intestino pode ser evitado com alimentação saudável e exercícios

A cor azul marinho foi a escolhida para identificar o mês de março como reservado a campanha que tem por objetivo a alertar e conscientizar a população sobre os cuidados em prevenção e combate ao câncer colorretal.

A campanha Março Azul Marinho visa divulgar a importância de hábitos saudáveis de vida na prevenção ao câncer colorretal e coincide com o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino (27 de março), lembrado em todo o pais como símbolo da prevenção e tratamento da enfermidade.
A doença se manifesta com o surgimento de tumores na região do intestino grosso e apresenta desenvolvimento gradativo, com as celulas crescendo de forma desordenada e sem apresentar qualquer sintoma.
A maior parte desses tumores se inicia a partir de polipos, que são lesões não agressivas (benignas), que começam a crescer na parede interna do intestino grosso. Estes polipos (neoplasias) são tratáveis e, se identificados precomente, quando ainda não se espalharam por outros órgãos, posdem ser eliminados com tratamento clínico-medicamentoso, cirurgico ou ambos, dependendo do tamanho, localização e extensão do tumor.
Os sintomas mais frequentes que podem indicar a existência de um câncer de intestino são:
- Presença de sangue nas fezes.
- Alteração da rotina normal na evacuação (diarreia ou prisão de ventre persistente).
- Dor ou desconforto abdominal.
- Evacuação dolorida.
- Fraqueza e anemia.
- Perda de peso sem causa aparente.
- Alterção na consistência e aparência das fezes (fezes muito alongadas e finas).
- Surgimento de caroços no abdomem (tumoração).
- Mudanças no apetite.

São fatores de risco para o desenvolvimento de câncer do intestino os seguintes aspectos: pessoas com idade acima de 50 anos, excesso de peso corporal, alimentação pobre em frutas, vegetais e baixo consumo de fibras, tabagismo, histórico familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama e consumo de bebidas alcoólicas.
O câncer de intestino está intimamente relacionado a maus hábitos alimentares e a falta de rotinas de saúde. A melhor forma de prevenir é a adoção de práticas saudáveis e cuidados com a alimentação, tais como:
- Mantenha o peso sob controle.
- Pratique uma atividade física regularmente.
- Tome no mínimo dois litros de água diariamente.
- Dê preferência a alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais,feijão e outras leguminosas, grãos e sementes.
- Evite o consumo de embutidos e reduza a ingestão de carnes vermelhas.
- Evite o tabagismo e controle o consumo de bebidas alcoólicas.
Câncer colorretal tem cura! Assim como outras doenças, o fator determinante para isto é justamente o diagnóstico precoce da doença. Cuide-se, previna-se e fique atento ao seu corpo.