Cuidados e prevenção com as doenças de outono

24 de maio de 2023
0 Comments

Nessa época do ano, crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais suscetíveis a problemas de saúde como gripes, resfriados, otites e sinusites, junto com problemas respiratórios. Veja como se prevenir e evitar fazer parte deste grupo.

A chegada do outono traz, também, as constantes oscilações de temperatura e uma queda nos índices de umidade relativa do ar. Esse ar mais seco e a variação climática favorecem a concentração de poluentes na atmosfera e propicia as condições para a propagação de doenças respiratórias e aumento nos riscos de problemas cardiovasculares.

Durante os meses dessa estação é necessário redobrar os cuidados para prevenir algumas doenças porque, nessa época do ano elas se multiplicam muito mais rápido. Dados do SUS – Sistema ùnico de Saúde – indicam um aumento entre 30 e 40% no atendimento a pacientes com doenças respiratórias e cardiovasculares entre abril e julho (outono/inverno), sendo as crianças e os idosos os públicos mais suscetíveis e os mais frequentes nos serviços de saúde em todo o país.

A alternância do clima predispõem as pessoas a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia, principamente pelas condições favoráveis a disseminação dos vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, sendo transmissíveis por gotículas respiratórias.

Pessoas que são portadoras de doenças respiratórias crônicas, como enfisema, asma ou bronquite, ou doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, arritmias e insuficiência coronariana, é recomendável a realização de uma consulta com o médico para estar preparado, além de manter seu calendário de vacinação atualizado e em dia.

Os principais causadores das doenças respiratórias são os vírus transmitidos por gotículas, capazes de contaminar ambientes, principalmente em locais fechados. Algumas doenças respiratórias que podem ser causadas por bactérias são a pneumonia e a sinusite.

Essas doenção são também oportunistas e, muitas vezes, aproveitam que o organismo está fragilizado por causa de uma gripe e se instalam no corpo, causando os sintomas mais frequentes: febre, dores no corpo, mal-estar, congestão nasal e tosse.

A pneumonia também pode ser causada por vírus, sendo a causa principal quando se fala de crianças com menos de cinco anos.

As temperaturas mais frias favorecem, também, o aumento da pressão arterial e a tendência à coagulação do sangue, podendo estar envolvidas com o maior risco de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias.

Outra condição do outono que pode ser prejudicial é a poluição, típica de um dia mais seco, que também pode levar ao aumento da coagulação do sangue e inflamação sistêmica – que estão associados aos eventos trombóticos que ocorrem no infarto e acidente vascular cerebral.

Para evitar as doenças respiratórias e cardiovasculares durante o outono, adote os seguintes procedimentos:

  • Mantenha o organismo hidratado.
  • Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça.
  • Mantenha o ambiente arejado. As bactérias e vírus se disseminam em ambientes fechados.
  • Lave as mãos com frequência.
  • Mantenha as vacinas em dia.
  • Aqueça o ambiente de trabalho e da casa nos dias mais frios, mantendo a umidade adequada.
  • Utilize roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios.
  • Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável, exercícios físicos.