Conheça os sintomas de uma crise de ansiedade

Não é uma doença, mas pode provocar uma. Reação natural do nosso corpo, esse estado de alerta deve ser administrado para evitar reflexos em nosso organismo.

A ansiedade é uma reação considerada normal a situações estressantes que estão por acontecer. Mas, em alguns casos, ela se torna excessiva e pode causar problemas nas situações de cotidiano das pessoas, tanto na vida social quanto na vida profissional e conjugal.
A ansiedade em si não é uma reação anormal ou ruim. A crise normalmente surge devido a situações estressantes específicas, como ter um exame, precisar fazer uma apresentação ou ter sofrido a perda de alguém, por exemplo.
A crise de ansiedade é uma situação que causa grande sensação de angústia, nervosismo e insegurança, como se algo muito ruim, e que foge completamente do controle, fosse acontecer a qualquer momento.
Pessoas que estão passando por uma crise de ansiedade também podem sentir aumento dos batimentos cardíacos, formigamento no corpo e a sensação de leveza na cabeça, por exemplo.
Quando uma crise de ansiedade se instala o que se pode fazer é fechar os olhos e tentar respirar fundo e lentamente durante alguns minutos, até que os batimentos cardíacos e a respiração acalmem e normalizem.
Os sintomas mais comuns de uma crise de ansiedade são:

- Sensação incontrolável de que algo de mau vai acontecer.
- Pensamentos irracionais.
- Batimento cardíaco acelerado.
- Formigamento no corpo.
- Sensação de leveza na cabeça.
- Dor no peito.
- Transpiração excessiva.
- Náuseas.
- Tremores.
- Sensação de falta de ar.
Estes sintomas ocorrem devido ao aumento do hormônio adrenalina na corrente sanguínea, que é algo normal quando a pessoa enfrenta um momento importante.
Passar por uma crise de ansiedade e ter alguns desses sintomas pode ser muito desafiador, por isso, o tratamento com psicoterapia é necessário, e pode ser acompanhado ou não do uso de remédios.
Além disso, existem algumas boas práticas que podem te ajudar a controlar uma crise de ansiedade de forma mais rápida. Aqui vão algumas ações simples e fáceis:

Controle sua respiração – Inspire e respire de forma lenta e profunda. Dessa maneira, você vai levar mais oxigênio para o seu cérebro e a reduzir o nível de estresse e a sensação de asfixia. Mantenha esse ritmo até sentir seus músculos e mente mais relaxados.
Fique atento aos seus sentidos – Em uma crise de ansiedade, nosso cérebro se enche de diferentes pensamentos, emoções e informações. Isso geralmente acontece por causa da adrenalina. Concentre-se em organizar a sua mente e focar em sentimentos reais e no que você está sentindo naquele momento.
Mude o foco – Muitas vezes durante uma crise, tendemos a focar em todos os sentimentos e sensações ruins que estão passando pela mente. O ideal é você buscar distrações para o seu corpo e mente para que você desconecte dessas tensões. Relembre coisas que você gosta, pessoas que você ama e busque por pensamentos positivos.
E lembre-se: controle e tudo vai passar!