Vacinação: a sua está em dia?

24 de maio de 2023
0 Comments

Já começaram as campanhas de vacinação para crianças, adolescentes e adultos em todo o Brasil. Saiba a importância da vacina para crianças e adultos e confira se seu calendário de vacinação está atualizado.

Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte. Mais do que proteger a si mesmo, quem não se vacina coloca a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, pois pode transmitir a doença aos outros e contribuir para aumentar a circulação de doenças.

Boa parte das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou por gotículas contaminadas por agentes infecciosos expelidos quando a pessoa infectada espirra, tosse ou fala. Com isso, um novo indivíduo é infectado e pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados pela vacinação.

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola.

Mesmo estando sob controle (e algumas até irradicadas) hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

As vacinas são feitas com microrganismos da própria doença que previne. Por exemplo: a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo. No entanto, estes microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la se for necessário.

Toda vacina liberada passam por diversas fases de testes e verificação de segurança e eficácia, além da avaliação de institutos reguladores rígidos, função desempenhada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais você deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes.

Neste mês de abril, já começou a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), antevendo o periodo de inverno, quando as baixas temperaturas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias, além de prever para maio uma ação de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.

Além destas, existem campanhas sazonais específicas para vacinação contra hepatite, HPV, Triplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dengue e covid-19, entre outras.

Clique na imagem abaixo e acesse o site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Lá você encontra os calendários de vacinação para cada faixa etária ou situações especiais, como idosos, gestantes e recem-nascidos. Existem hoje 20 vacinas disponíveis no calendário nacional de vacinação, todas com aplicação gratuita na rede pública ou nos CRIE – Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.

Se tiver dúvidas sobre quais vacinas precisa tomar, consulte seu médico de confiança dentro da rede de profissionais credenciados ou nos escritórios e ambulatórios Danamed de sua unidade.