Quatro cuidados para ter um coração saudável

10 de novembro de 2022
0 Comments

A saúde do coração merece total atenção, não apenas no sentido de tratar as doenças cardíacas existentes, mas principalmente para poder preveni-las. As enfermidades cardíacas são a maior causa de morte em nossos país. Entenda o que fazer para não fazer parte desta estatística.

As doenças cardiovasculares atingem milhões de brasileiros. Em geral, são doenças fatais que podem acontecer com qualquer, basta estar vivo e não ter cuidados com o coração, com alimentação e alguns hábitos do dia a dia.

De acordo com pesquisas, a cada dois minutos uma pessoa morre no Brasil vítima de problemas cardiovasculares. As doenças cardiovasculares surgem por diversos fatores, como má alimentação, sedentarismo e hereditariedade, mas também podem surgir como complicações decorrentes de outras doenças, como pressão alta e diabetes.

É muito comum que pessoas relativamente saudáveis sofram ataques cardíacos fulminantes, todos causados pela falta de oxigênio no organismo, que costuma ocorrer quando as artérias estão entupidas e o sangue não consegue chegar até onde deveria, no tecido cardíaco.

Dessa forma, infelizmente a mortalidade nesses tipos de casos é bastante elevada, e em boa parte das vezes o paciente já chega ao hospital sem vida. Portanto, o atendimento imediato é muito importante nessas situações.

Entre as principais causas, temos algumas mais importantes, como as alterações genéticas, doenças cardiovasculares preexistentes, sedentarismo, estresse, colesterol alto, tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão e outros fatores de risco.

Os sintomas mais importantes para identificar são a dor no peito e a sensação de dificuldade para respirar.

Você pode prevenir estes riscos de doenças cardiovasculares, independentemente de estar ou não dentro destes fatores de risco, com alguns importantes cuidados com o coração.

Confira algumas dicas de cuidados com o coração que evitam a morte.

  • Diga não ao tabagismo

O tabagismo aumenta a pressão arterial, fazendo com o que os vasos sanguíneos sejam lesionados e desta forma tornam um risco de infarto do miocárdio e AVC, sem contar do risco de câncer do pulmão.

  • Alimentação Saudável

Cuide da sua alimentação, faça refeições com menos gorduras saturadas, para que suas artérias não sofram com aterosclerose, outro fato que leva ao infarto e o AVC.

  • Controle seu peso

Tente ao máximo manter o seu peso ideal, se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou mesmo abaixo do peso é importante mudar os seus hábitos alimentares.

O peso ideal ajuda a evitar diversas doenças, entre elas a pressão arterial.

  • Permaneça em movimento

Sempre que puder faça algum tipo de exercício. Se você não tempo ou ânimo para entrar na academia, pelo menos não fique sedentário, suba escadas, faça caminhadas, ande de bicicleta, faça tudo para exercitar os seus músculos, incluindo o coração.

Outras dicas importantes

Evite o consumo excessivo de álcool, controle o estresse, beba muita água, durma melhor e tenha atividades sociais e de lazer.

Se você seguir estas dicas, com certeza terá uma melhor qualidade de vida, além de reduzir a probabilidade de ter futuros problemas cardiovasculares. Se tiver dúvidas, converse com a equipe Danamed.

Leave a Comment