Conheça os benefícios da prática do Pilates

10 de novembro de 2022
0 Comments

Exercício, fisioterapia ou modismo? Nada disso! O Pilates é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal, aumento na flexibilidade e qualidade de vida. Conheça um pouco mais sobre os benefícios da prática do Pilates.

“O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade. Nossa interpretação do condicionamento físico é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido, com uma mente sã, totalmente capaz de executar de forma natural, fácil e satisfatória as muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo e prazer”.

Quem falou isso foi Joseph Hubertus Pilates, artista de circo, boxeador profissional e treinador de defesa pessoal nascido na Alemanha em 1883, que desenvolveu um método de condicionamento físico na década de 20, baseado em suas experiências durante a infância e no período em que esteve confinado em centro de detenção pelas autoridades britânicas durante a Primeira Guerra Mundial.

Filho de um ginasta de descendência grega e uma terapeuta natural, que acreditava nos estímulos do corpo como forma de autocura, sem a necessidade de medicamentos ou cirurgias, ele teve no pai e na mãe as grandes influências para que criasse os exercícios terapêuticos.

Detido durante a guerra por ser alemão, Pilates não tinha acesso a estruturas para prática de esportes ou outras atividades físicas. No entanto, ele ainda insistia para que todos os membros do seu pavilhão participassem das atividades físicas que ele criou com o objetivo de manter o bem-estar físico e mental.

Naquela época, Pilates presenciou alguns soldados alemães feridos que estavam de cama. Preocupado com a recuperação de seus companheiros de detenção, ele retirou algumas molas das camas e as prendeu nas cabeceiras, de modo a criar um equipamento improvisado para fornecedor exercícios de resistência muscular aos acamados. Essas camas com molas seriam mais tarde transformadas em equipamentos muito conhecidos dentro do método.

O Pilates é um método de exercícios indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Os exercícios físicos condicionam e energizam. O método promove harmonia e balanço muscular para todas as idades e níveis de condicionamento físico, já que a atividade é direcionada às necessidades individuais da pessoa.

A aula pode ser individual ou em pequenos grupos, sendo supervisionada por um professor. Os exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, desde aquelas que já possuem bastante treino ao sedentário, do idoso ao adolescente e das gestantes aos pacientes em estágio de reabilitação.

Embora seja uma prática bem antiga, somente nos anos 90 chegou no Brasil, com o surgimento dos estúdios de Pilates e, desde então, vem ganhando mais adeptos a cada dia.

O Pilates é uma atividade que envolve uma série de movimentos que se concentram na força, postura, equilíbrio e flexibilidade do “core”, termo utilizado para se referir aos músculos profundos das regiões abdominal, lombar e pélvica.

Fazer Pilates aumenta a disposição nas atividades diárias, equilibra a frequência cardíaca, alivia dores nas costas, define os músculos, melhora a postura, além de outros diversos benefícios. Além das questões físicas, o Pilates também trabalha a mente por meio da respiração controlada, a qual é essencial para quem também sofre de algum problema respiratório e ajuda no controle de ansiedade, por exemplo.

Mas não existe resultado sem disciplina e esforço. É necessário ter uma rotina de exercícios frequente, podendo variar entre 1 a 3 vezes na semana, sempre com a orientação de um profissional e consultar um médico antes de iniciar, assim como em qualquer atividade física, para poder entender suas limitações e evitar possíveis lesões.

Os exercícios de Pilates podem ser feitos com ou sem equipamentos. Os exercícios realizados no solo são inspirados na centralização entre a respiração e definição dos músculos, isso porque utilizam a força corporal para realizar cada movimento. Ainda, exigem um pouco mais de força e podem ser realizados em qualquer ambiente.

Os exercícios de Pilates que precisam de equipamentos são ainda mais variados, pois os aparelhos permitem mais de uma atividade no mesmo espaço. Entre eles, você pode usar molas especiais, as quais são incluídas nos equipamentos, e a intensidade de cada uma é definida por meio de cores, sendo elas: preta, vermelha, verde, azul e amarela.

Entre os nomes mais comuns dos equipamentos, você geralmente encontra o Cadillac, o Barrel, entre outros, além do uso de bolas e elásticos, que também possibilitam uma realização mais ampla em cada exercício.

Os aparelhos que compõem a prática de Pilates podem ser usados para fornecer suporte a iniciantes e pessoas com certas condições médicas, além de resistência para pessoas que procuram desafiar seu corpo.

Exercício, fisioterapia ou modismo, não importa. É tudo isso junto e ainda pode ajudar na melhoria de sua qualidade de vida. Que tal experimentar? Só não esqueça de conversar com seu médico antes de fazer atividades físicas regulares, é muito importante!

Leave a Comment