Verão, calor, diversão e… risco de doenças. Como evitar?

31 de janeiro de 2022
0 Comments

Dias lindos de sol, muito calor e uma ótima oportunidade para curtir um dia na praia, na piscina ou nos parques. Mas, muito cuidado. Esse clima agradável e convidativo pede algumas atenções com a nossa saúde, confira:

No verão, as pessoas aproveitam os dias claros e quentes para frequentar as areias das praias, as piscinas dos clubes e condomínios ou apenas relaxar e brincar em locais a céu aberto, como parques, campos e praças públicas.

Essas atividades são fundamentais para equilibrar nossa saúde nos aspectos físicos, emocionais e social, mas, também, proporcionam condições para a proliferação de diversas doenças transmitidas pelo contato entre as pessoas ou pela falta de cuidados individuais.

A aglomeração e contato entre as pessoas pode transmitir doenças como conjuntivite, dermatoses diversas e, é claro, a COVID-19, a mais preocupante de todas. Já a exposição prolongada ao calor ou falta de cuidados pessoais expõem ao risco de desidratação, insolação, picadas de insetos, que podem transmitir dengue, zika e Chikungunya, ou ainda as intoxicações alimentares e infecção do ouvido e garganta.

Confira 10 cuidados básicos e hábitos para você se previnir e cuidar bem da sua saúde da sua família para que todos possam curtir bastante a estação:

Continue lavando as mãos com frequência – Esfregue bem as mãos com sabão ou sabonete, enxágue e enxugue. Faça uso de álcool em gel, sobretudo quando for lidar com crianças ou se alimentar. Isso ajuda a evitar transmissão de doenças de contato.

  • Evite aglomerações – Pode curtir sua piscina, praia ou dia de lazer, mas não precisa ficar colado em outras pessoas fora do seu convívio diário. Se puder, mantenha uma distância segura e evite compartilhar utensílios, copos e outros objetos.
  • Mantenha-se hidratado – Beba bastante água e ofereça constantemente líquidos para as crianças. Dê preferência à água ou água de coco e evite refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas.
  • Lave-se bem após piscina ou praia – Após um tempo na piscina ou na praia, tome um bom banho. Lave-se muito bem e depois enxugue cada parte do corpo. Atenção especial deve ser dada às crianças!
  • Use protetor solar – Este é um produto para ser usado sempre que houver exposição ao sol. Não é exclusividade de piscina ou de praia. Nos casos de exposição prolongada, redobre seus cuidados! Quando se tratar de praia ou piscina, a aplicação do protetor solar deve ocorrer cerca de 30 minutos antes de se entrar na água, devendo ser reaplicado a cada duas horas e após os mergulhos.
  • Evite exposição ao sol nos horários mais quentes – A radiação solar é mais perigosa entre às 10h e às 15h. Evite se expor ao sol nesses horários, especialmente acompanhado das crianças. Opte pela manhã, entre 7h e 9h, ou pelo final da tarde, entre 16h e 18h.
  • Alimente-se bem – Se vai passar o dia fora de casa, faça um bom café da manhã e reserve um intervalo para alimentação durante o dia. Nada de passar o dia todo na praia, no campo ou na piscina e deixar para comer quando chegar em casa. Faça pausas nas brincadeiras e jogos para se alimentar e respeite um intervalo para recomeçar as atividades mais intensas.
  • Lave bem frutas e verduras – Adote o hábito de deixar frutas e verduras de molho, durante 15 minutos, em uma solução de hipoclorito de sódio (2%) em água. Use 5 (cinco) gotas para cada litro de água. Dessa forma, você higieniza seus alimentos e evita doenças como a intoxicação alimentar.
  • Evite alimentos oferecidos por ambulantes – O risco de uma contaminação alimentar é sempre muito grande quando se faz uso de alimentos oferecidos por ambulantes, em razão da própria condição de exposição ao ambiente e às elevadas temperaturas. Dê preferência a comidas leves, como lanches naturais (evite maionese), frutas, saladas e sucos, feitas em casa e levadas para o passeio em bolsas térmicas adequadas.
  • Cuidados com os insetos – Cuidado com as picadas de insetos. Além do risco de ser um mosquito transmissor da dengue, zika ou chikungunya, algumas pessoas são alérgicas a isso e podem ter complicações. Use repelente quando puder e faça sua parte em casa, evitando deixar vasilhas, baldes e outros recipientes que possam acumular água onde o inseto deposita seus ovos.

Com estes cuidados simples você garante não apenas um dia de lazer e diversão ao ar livre, mas uma temporada de verão segura, alegre e divertida e mais um ano saudável. Vale ou não vale a pena?

Leave a Comment