Um bom café da manhã para um dia mais produtivo

13 de maio de 2022
1 Comment

Essa primeira refeição representa de 20% a 25% das necessidades das calorias diárias. Começar o dia com um cardápio nutritivo é a melhor forma de adquirir energia para enfrentar um dia com muita disposição. Confira:

Você sabia que não tomar café da manhã pode interferir na sua disposição ao longo do dia?

Esta refeição é vital para crianças e jovens em idade de crescimento, mas também muito importante para assegurar vitalidade e energia em adultos ao longo das diversas atividades diárias.

Ela é a primeira refeição do dia e interrompe um período de jejum prolongado em virtude das horas de sono. A ingestão de nutrientes logo ao acordar é importante para reequilibrar nosso organismo e são esses alimentos ingeridos no café da manhã que serão utilizados pelo nosso corpo para gerar energia no desempenho de nossas funções cotidianas.

Quando não tomamos café da manhã ou o tomamos muito tarde é comum nos sentirmos cansados e com falta de energia. Isso ocorre porque não temos os nutrientes necessários para colocar o corpo em funcionamento.

Além disso, um café da manhã equilibrado pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade, regular o consumo de calorias ao longo do dia e, assim, ajudar na manutenção de um peso saudável.

Um café da manhã ideal deve ser variado, colorido e conter carboidratos, proteínas, baixo teor de gordura, vitaminas, minerais e fibras.

  • Carboidratos: pães, torradas, cereais matinais, tapioca.
  • Proteínas: queijo magro, iogurte, leite, ovos, requeijão.
  • Gordura: manteiga, ovos, requeijão, azeite.
  • Fibras: cereais matinais, aveia, pães integrais, frutas.

Para uma dieta equilibrada, dê preferência a cereais integrais, alimentos de origem animal e frutas. Isto contribui para cobrir as necessidades de consumo de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais necessários para iniciar as atividades diárias da manhã.

Se não for possível fazer uma refeição com todos os nutrientes logo ao acordar, mantenha o básico café com leite e pão com manteiga num primeiro momento, mas leve uma fruta, bolacha ou cereal para consumir no meio da manhã, complementando sua alimentação.

Entre não comer nada e ingerir alguns nutrientes, escolha sempre a segunda opção. Prepare e tome um bom café da manhã para ter disposição para um dia inteiro. Se cuide, cuide bem de si.

1 Comment

  1. Altiva Araújo Trajano
    2 de maio de 2024

    Quero saber

Leave a Comment