Circunferência abdominal: fique de olho nesta medida

13 de maio de 2022
0 Comments

A medida do perímetro do abdômen é importante para indicar possíveis problemas de saúde enfrentados por um indivíduo. Saiba mais e pegue sua fita métrica.

O termo circunferência abdominal é bastante utilizado por médicos e especialistas no processo de emagrecimento. Mas, você sabe o por quê? Acredite, essa medida é mais importante do que você pensa e pode ser um ótimo medidor de saúde.

Quando falamos da preocupação com o excesso de gordura, que hoje em dia já sabemos que não é mais só uma questão de estética e sim de saúde, é importante entender que não só o índice de gordura corporal precisa ser considerado, mas também onde essa gordura se localiza.

Muitos estudos já comprovaram e a própria Organização Mundial da Saúde confirma que a gordura na região abdominal é aquela que precisa de mais atenção. Geralmente, ela está associada à obesidade, que é um fator associado a elevada morbidade e mortalidade por diversas causas , em especial as cardiovasculares.

Ao se consultar com um especialista das áreas de endocrinologia ou nutrição, alguns exames podem ser realizados durante a própria consulta, que já vão indicar a porcentagem aproximada de gordura corporal e em quais locais do seu corpo ela se apresenta em excesso.

Os exames mais comuns são a bioimpedância, que é uma máquina em que o paciente sobe e ela faz uma avaliação clínica completa da composição corporal, e a medição da espessura das pregas cutâneas com uma espécie de “pinça”, em que se determina a relação da gordura localizada nos depósitos debaixo da pele e a gordura interna.

Uma medida simples e bastante reveladora é a circunferência abdominal, que é tomada com uma fita métrica em volta do abdômen. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas ideais para essa região do corpo ficam entre 102 cm para os homens e 88 para as mulheres.

Ela indica a gordura visceral, que é o grande fator de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas.

Conhecer esta medida é simples e o processo pode ser feito em casa, com o auxílio de uma fita métrica. Basta posicioná-la ao redor do corpo, na altura do umbigo (o ideal é a fita passar por cima dele). Veja na tabela ao lado os valores considerados ideais para pessoas adultas.

A medida dessa circunferência é um parâmetro para importantes medições de saúde. Por isso, é preciso vê-la como um sinal de alerta quando o número está acima do que é pré-fixado pela OMS ou pelas sociedades médicas. Mas, é claro que pode haver uma variação nos números segundo as constituições corporais de cada um. No entanto, o perigo surge quando os números são excessivamente acima do ideal.

É importante que o médico avalie se há comprometimento metabólico ou cardíaco, identificar as causas para esse ganho de gordura abdominal e iniciar o tratamento para garantir um emagrecimento saudável.

Olho na fita métrica e vamos cuidar da nossa saúde!

Leave a Comment