Planejamento familiar? Danamed explica!

13 de maio de 2022
0 Comments

Qual o melhor método contraceptivo para casais? Quais os critérios para as cirurgias de esterilização? O benefício saúde cobre estas cirurgias? Saiba mais sobre as ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também prevenir a gravidez não planejada.

Métodos contraceptivos ou anticoncepcionais são todos os recursos utilizados por homens e mulheres para evitar a gravidez. São cerca de 20 tipos, que podem ser simples, gratuitos, temporários ou permanentes, de eficácia variada e que também podem ser usados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Para saber qual o melhor método anticoncepcional é preciso conversar com um médico, que irá avaliar não só o histórico médico do casal, suas rotinas e se há planos para gravidez. Esse é um primeiro passo para o sucesso da contracepção, já que muitos são de uso prolongado e precisam seguir um calendário. É importante lembrar também que todo método de controle de natalidade está sujeito a falhas.

Os métodos contraceptivos estão divididos em 5 tipos:

Métodos de barreira: Uso de preservativos masculinos e femininos, diafragma, esponja vaginal e espermicida.

Métodos hormonais: A pílula anticoncepcional é o melhor exemplo deste método, além da Pílula do Dia Seguinte, as opções Injetáveis e de Adesivos e o Implante e o Anel Vaginal.

Métodos intrauterinos: mais conhecidos como DIU (dispositivo intrauterino), são um dos métodos contraceptivos mais seguros, confortáveis e eficazes.

Métodos permanentes: necessitam de cirurgia e têm como objetivo tornar o homem ou a mulher estéreis de forma permanente. Os métodos mais comuns são a vasectomia, para homens e a ligadura das trompas para mulheres.

A vasectomia, nos homens, e a ligadura de trompas, nas mulheres, são as duas formas de contracepção permanentes e, geralmente, são a última opção oferecida pelo médico por causa da dificuldade da reversão do processo.

Os serviços Danamed cobrem este tipo de intervenção cirúrgica, no entanto existem alguns procedimentos preliminares, pois é uma decisão definitiva (ou quase) de contracepção. O ideal é sempre conversar com seu médico e o parceiro(a) e assim, decidirem em conjunto a melhor opção de contraceptivo.

Para se candidatar a uma intervenção como a vasectomia ou a ligadura tubaria o casal deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Homens e mulheres com capacidade civil plena.
  • Maiores de vinte e cinco anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos.
  • Observar o intervalo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico para os devidos aconselhamentos e informações. Após cumpridos os 60 dias, o associado receberá a liberação do procedimento em até 10 dias.
  • Em caso de risco à vida ou à saúde da mulher ou do feto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.
  • Apresentação de documento escrito e firmado, com a expressa manifestação da vontade da pessoa, após receber informações a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes.
  • Em caso de casais, tanto a vasectomia, quanto a laqueadura dependem do consentimento expresso de ambos os cônjuges expresso em documento escrito e firmado.
  • Toda esterilização cirúrgica será objeto de notificação compulsória à direção do SUS – Sistema Único de Saúde.

Após cumprir todas essas etapas, o associado ou dependente estará liberado para a a realização da cirurgia de esterilização.

É importante destacar que não é realizada a cirurgia de esterilização em mulheres durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores.

Se ainda tiver alguma dúvida, fale com seu médico ou entre em contato com o pessoal de atendimento da Danamed Saúde 24H através do 0800 800 7887 , nosso canal exclusivo para orientação clínica, por telefone, para sintomas ou dúvidas sobre sua saúde.

Leave a Comment