Que tal passar um dia inteiro sem cigarro?
No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco, um dos principais fatores para o desenvolvimento do câncer de pulmão e garganta. Conheça os males do hábito de fumar e apague esse hábito da sua vida.
Também conhecido como “Dia Mundial Sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”, a data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre os perigos do tabagismo e esclarecer os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.
É apenas um dia, mas como tudo começa no primeiro passo, este pode ser o “empurrãozinho” que falta para muitas pessoas decidirem abolir o hábito de fumar de suas vidas.
O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.
Em muitos países essa data é marcada pela a colocação de rosas ou outras flores nos cinzeiros dos locais públicos, procurando lembrar e inibir os fumantes e estimular que mais pessoas se engajem na luta contra o fumo.
Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.
O Dia Mundial Contra o Fumo foi criado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em 1987, e de acordo com as estatísticas mais recentes todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas com o tabagismo.
Confira no quadro abaixo, algumas dicas para deixar de fumar.
Nestes tempos em que novamente os mais jovens são atraídos para o ato de fumar com vaping e pods, os cuidados se ampliam. A boa informação é sempre uma parte importante do caminho para se manter longe desta prática que traz riscos, pode facilmente se transformar em um hábito e por consequência, em vício. Se cuide. E se quiser ajuda, pode contar com o apoio do nosso pessoal no Serviço Médico.
Se você não fuma, dê a dica pros amigos e familiares: com o ato de fumar, não se brinca.