Acelerando sua saúde: sucos detox cumprem o que prometem?

11 de dezembro de 2023
0 Comments

Verão chegando e aquela pressão para não fazer feio na praia ou na piscina. Mas cuidado! Emagrecer é um processo e abusar dos sucos detox, que prometem eliminar os “pneuzinhos” em pouco tempo, pode causar problemas em sua saúde.

“Perca peso em pouco tempo sem passar fome! Basta tomar diariamente um suco feito com casca de mandioca, sumo de uma laranja, gengibre e uma folha de samambaia.” Acredita nisso? Pois tem muita gente que se ilude com as promessas milagrosas desse tipo de mistura e aposta que em breve estará exibindo formas exuberantes no verão. E lá se vão litros e mais litros dessa “gororoba” líquida, sem cor definida e aparência estranha.

Basta uma navegada rápida na internet e é possível encontrar dezenas de receitas baseadas em folhas verdes, frutas, especiarias, água ou água de coco e nada de açúcar.

Os chamados sucos “detox” são famosos por prometerem uma nutrição saudável e uma “desintoxicação” ao corpo, ajudando na redução de medidas, combater doenças e prevenir problemas de saúde.

Modismo ou estilo de vida mais saudável, a verdade é que estas bebidas podem não ser tão saudáveis e até prejudicarem seu organismo.

Especialistas em nutrição e médicos endocrinologistas alertam que qualquer tipo de dieta ou suplementação alimentar sem acompanhamento de um profissional de saúde podem trazer prejuízos pra saúde.

Em relação aos sucos “detox” a maior preocupação é que essa mistura tenha um efeito contrário e no lugar de cumprir o prometido, que seria desintoxicar o organismo, sature órgãos como estomago, fígado e intestino, o que pode levar a uma infecção ou uma gastrite.

Além da orientação de um profissional de saúde, é importante ter em mente que uma dieta não deve ser completamente feita da ingestão do suco “detox”. Incluir a bebida em sua dieta deve ser sempre para ampliar uma alimentação e estilo de vida que já devem ser saudáveis.

De nada adiantará incluir o suco “detox’ em sua alimentação e continuar com uma alimentação baseada em frituras e fast-foods, beber em excesso e achar que a bebida eliminará os efeitos nocivos desses hábitos em seu corpo.

O suco “detox”, se bem orientado, é uma bebida nutritiva e, somada a uma dieta adequada, pode ajudar a perder peso e colaborar com a saúde.

Especialistas orientam que os benefícios que o suco “detox” proporciona podem ser potencializados e mais eficientes se substituídos pela inclusão das frutas e verduras inteiras na dieta alimentar, com a vantagem aumentar o consumo de fibras.

Frutas, legumes e verduras comidas “in natura” contêm maior quantidade de fibras e isso ajuda na regulagem do funcionamento do intestino e de todo o sistema digestivo. Já quando você tem frutas espremidas ou batidas, isso não acontece. Espremendo a fruta, as fibras são picadas e espalhadas.

Esse papo que os sucos “detox” podem “limpar” o organismo é uma fraude e nada pode substituir os bons resultados de uma alimentação balanceada e equilibrada, junto com outros hábitos saudáveis de vida.

E vamos ser bem sinceros e realistas: é bem melhor comer uma maça vermelhinha ou aquela alface verdinha que engolir aquela mistura que parece o “exame de sangue esverdeado do Hulk”, com cheiro e gosto de “meia usada.”