Quer ficar em forma? Que tal dançar?

13 de maio de 2022
0 Comments

A dança é uma atividade física que proporciona ganhos em todos os aspectos do indivíduo como: melhora a autoestima, reduz a tensão e o stress, contribui para uma melhor socialização e, também, melhora o sistema cardiovascular e respiratório. Então, solta a música…

Desenrola, bate, joga de ladinho…! Calma, não é esse tipo de dança que estamos falando, mas até que vale só pela alegria e diversão.

Não é exagero afirmar que a dança é uma atividade física completa. Afinal, enquanto uma pessoa se dedica a aprender uma coreografia, ela está movimentando diferentes partes do seu corpo, cuidando da sua saúde física e também trabalhando questões emocionais. Tudo isso se divertindo e gastando calorias sem perceber.

Outro benefício é que é um tipo de atividade que estimula áreas do nosso cérebro que habitualmente não usamos no nosso dia-a-dia, solicitando novas conexões e combinações para acompanhar o ritmo da música com coordenação motora e leveza.

Mas será que todo tipo de dança apresenta esses benefícios aos seus praticantes? Pode cravar na alternativa sim, sem medo de errar! Pode ser samba, valsa, mambo, forro, tango ou qualquer outro tipo de música. Toda dança exige esforço físico, coordenação motora e interação social e proporciona bem estar, melhoria na condição cardiorrespiratória e na saúde mental.

Atualmente, existe uma enorme variedade de ritmos e tipos de dança. Algumas trabalham mais uma parte do corpo do que outras, além disso, existem algumas modalidades que possuem objetivos bem específicos.

A variedade dos tipos de dança, aliás, é uma ótima notícia para quem deseja praticar esse tipo de atividade física, pois oferece um amplo leque de opções e maior chance de encontrar uma dança que combine perfeitamente com os seus objetivos e gosto pessoal.

Outra boa notícia é que há uma oferta abundante de locais para prática da dança com academias que oferecem desde ballet até aulas de zumba, estúdios de dança de salão com ritmos variados e, até mesmo, salões de dança, onde existem dias específicos para alunos iniciantes aprenderem os passos básicos com professores habilitados.

Conheça alguns benefícios específicos da dança:

Forma física: proporciona um alto gasto energético, melhora a postura e o condicionamento físico, fortalece a musculatura (principalmente dos membros inferiores e posteriores), alonga os músculos e proporciona maior força lombar e abdominal.

Condicionamento físico: ajuda a perder peso, melhora a capacidade respiratória, proporcionando mais fôlego até mesmo para a realização de atividades simples do dia a dia, contribui com o sistema cardiovascular e reduz alguns tipos de dores, principalmente na coluna.

Saúde mental: trabalha a memória e a concentração, garante minutos de descontração e diversão, promove o autoconhecimento e a socialização com outros praticantes, melhora o humor e a autoestima e ajuda a controlar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Está cansado, que tal dançar? Está estressado, experiemente dançar. Quer se divertir, ah, então vai dançar!

Leave a Comment