Quer comer (e viver) melhor? Fale com uma nutricionista ou com um nutricionista

13 de maio de 2022
0 Comments

Posso comer carne vermelha todos os dias? Quais os melhores alimentos para minha dieta se quero reduzir meu peso? Meu médico falou que estou obeso e com pressão alta. E agora, o que fazer? Conheça um pouco do trabalho destes profissionais que ajudam centenas de colegas, outro benefício diferenciado oferecido pela Dana para seus funcionários.

“Com a orientação da Dra. Fernanda consegui diminuir meu peso de 100 kg para 87 kg”.

“Dra. Fernanda fez um plano de reeducação alimentar para mim e tive consultas semanais com ela”.

“A primeira coisa foi buscar ajuda dos profissionais de saúde Danamed. Quem me ajudou muito foi a nutricionista Fernanda Côrrea.”

Todas as citações acima foram extraídas de notas publicadas no nosso Blog Danamed Comunica e são testemunhos de colegas que tiveram o auxílio de um profissional específico em suas jornadas de resgate na qualidade de vida e saúde.

Conheça mais sobre nossa Nutricionista Fernanda Corrêa, nascida e criada na capital gaúcha, formada em Nutrição em 1999, no Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), após ter cursado quatro anos de Arquitetura, que também é pós-graduada em Nutrição Clínica, Esportiva e Comportamental.

Desde agosto de 2003, Dra. Fernanda atende no nosso ambulatório em Gravataí, além de acompanhar os alunos de uma academia localizada no BarraShopping, em Porto Alegre (RS).

Nestes 20 anos de atenção aos funcionários da Dana, desta e de outras unidades da empresa, ela orientou de forma personalizada centenas de colaboradores que são encaminhados através do exame periódico da empresa, além de outros que buscam suas orientações, muitas vezes após tomaram conhecimento dos resultados obtidos por colegas.

“Muitos funcionários vem nos consultar porque um colega está consultando e este acaba indicando ao amigo. É um boca-a-boca que funciona bem, onde todos se encontram diariamente e conversam sobre diversos assuntos, inclusive sobre saúde”, comenta Fernanda.

Ela destaca que notou que a preocupação com a saúde e a busca por orientação e reeducação alimentar cresceu nos últimos tempos, principalmente após a COVID-19. “Em razão destes últimos dois anos (pandemia) as pessoas estão se preocupando um pouco mais com a saúde”, avalia.

Dra. Fernanda explica que o processo de atendimento, orientação e acompanhamento dos funcionários começa no agendamento da consulta – online ou presencial – no Serviço de Atendimento Médico. “Na consulta é feita uma anamnese, onde conheço um pouco da rotina alimentar e hábitos da pessoa e, em cima do que foi relatado, traçamos uma meta. Monto um plano alimentar, que é enviado ao paciente, e acompanho com consultas de retorno quinzenais, podendo ser até mensais, dependendo do objetivo de cada um”, esclarece.

Segundo a nutricionista, a maioria dos funcionários procura a orientação em busca de emagrecimento e melhora nos exames bioquímicos. “Como nutricionostas, nosso objetivo é tornar o emagrecimento possível dentro da rotina da pessoa, pois acredito que de nada adianta deixar de viver a vida que tem hoje e deixar de comer o que gosta, senão os resultados não serão mantidos para o resto da vida”, analisa ela e completa: “minha consulta é bem focada nas dificuldades, para que a gente encaixe uma vida saudável dentro da vida que a pessoa tem hoje, trabalhando a mudança de comportamento e utilizando técnicas e ferramentas adequadas. Desta forma acredito que o paciente fica mais motivado e organizado, sem que o emagrecimento seja um sofrimento.”

Esse atendimento é extensivo aos dependentes dos funcionários e para aqueles que trabalham nas outras unidades da empresa fora do Rio Grande do Sul, na modalidade online.

A melhoria da qualidade de vida que esta reeducação alimentar, junto com outros hábitos e cuidados de saúde, é percebida na autoestima, embora tudo seja um processo e sempre existam obstáculos a transpor. “A maior dificuldade são as crenças que as pessoas carregam, como por exemplo: – já fiz outras dietas e não consegui emagrecer, – pra fazer dieta preciso comprar alimentos caros, – não posso pagar uma academia, e outras. Por isso a importância de uma anamnese bem feita e ter ouvidos para escutar teu paciente e entender a “dor” dele”, explica Fernanda.

Dra. Fernanda ressalta que cuidar da saúde é um trabalho de equipe, que envolve os profissionais da área, mas também quem está sendo atendido e cada um tem que fazer sua parte e estar comprometido com os resultados. “Aprender a praticar o autocuidado e criar uma autonomia alimentar vai ajuda a enxergar que é preciso se colocar em primeiro lugar, e não tem dia, mês, ano e nem tempo determinado. Se cuidar deve ser sua prioridade sempre. Busque uma alimentação saudável e sem “neuras”.”

E, se precisar de ajuda, pode contar com a Dra. Fernanda. Dieta é com a Nutricionista!

Leave a Comment