Por que é importante tomar a vacina da gripe?

11 de abril de 2022
0 Comments

Todos os anos, antes do período mais frio do ano, o PNI – Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, enfatiza a importância de as pessoas receberem a vacina da gripe. Neste ano, além da vacinação contra a COVID-19, já está disponível em todo o território nacional a vacinação contra o vírus Influenza e suas variantes, causadores de gripes que podem levar à morte. Saiba quem deve ser vacinado e a importância de receber a imunização anualmente.

Embora a gripe seja uma síndrome causada por diversos fatores, os casos mais preocupantes para a saúde pública são os desencadeados pela infecção do paciente com o vírus influenza, sobretudo em relação à população idosa do país, que, segundo o site do Ministério da Saúde, abrange cerca de 90% das mortes causadas pela doença. Para minimizar o problema, a vacinação contra o influenza vem sendo realizada desde 1999.

A vacina contra a gripe (Influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

A vacina oferecida no SUS é gratuita e protege contra três tipos do vírus (trivalente) da gripe. Normalmente, são variações dos vírus A (H1N1 e H3N2) e gripe B, que causam epidemias sazonais e têm sintomas semelhantes aos outros vírus, com quadros de febre alta, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular e é gratuita.

Já nas clínicas e laboratórios custa em média R$ 100,00 e são tetravalentes, ou seja, além das três cepas acima ainda evita os vírus do tipo B/Phuket/3073/2013.

Atenção: gripe e resfriado não são a mesma doença?

A gripe é causada pelo vírus Influenza e geralmente é caracterizada pelos sintomas acima, sendo que a febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três a sete dias. Os sintomas respiratórios, como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a quatorze dias. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar e às vezes um ambiente de terapia intensiva.

O resfriado também é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe e também é causado por vírus. Os mais comuns são os rinovírus e os vírus parainfluenza, entre outros, que geralmente acometem crianças. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre três e dez dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas mais baixas. A chance de complicação é bem menor.

A vacina da gripe imuniza somente contra os vírus que causam a gripe e é muito segura. Normalmente, é contraindicada apenas para quem tem alergia ao ovo.

Qualquer pessoa acima de seis meses de idade pode tomar a vacina da gripe, porém, existe um cronograma com algumas categorias e grupos prioritários para a vacinação.

A vacina não causa gripe, pois é feita de vírus inativado e, após a aplicação, leva de 10 a 15 dias para a produção de anticorpos total, variando para cada organismo.

As reações mais comuns da vacina da gripe são:

  • Dor, vermelhidão ou inchaço no local de aplicação. Essa reação pode ocorrer até 72 horas após a vacinação e geralmente é mais comum em pessoas com mais de 65 anos.
  • Dor de cabeça ou a dor muscular cerca de 6 a 12 horas após a vacinação e, geralmente, melhoram em dois dias.
  • Dor nas articulações.
  • Febre leve de até 38ºC, considerada normal após a vacinação, e que pode ser acompanhada de calafrios, cansaço e produção excessiva de suor, que surgem 6 a 12 horas após a vacinação, e desaparecem em cerca de 2 dias.

Se vacine, se proteja!

Leave a Comment