Que tal deixar de lado as desculpas e sair agora mesmo da vida sedentária?

30 de maio de 2022
0 Comments

O frio, o calor, a falta de tempo, a preguiça, o excesso de trabalho, tudo é motivo para não começar a praticar algum esporte. Mas, se você quer realmente mudar de vida e sair dessa vida sedentária, o DANAMED pode ajudar:

Amanhã eu começo… Queria tanto fazer exercício, mas está tão frio… Dessa semana não passa… Segunda feira eu começo… Com certeza você já ouviu ou usou estas e outras desculpas para adiar o início de uma prática esportiva. Não é fácil tomar uma decisão – nem tão difícil – superar a barreira da preguiça e das dificuldades para começar. Com ajuda e perseverança você pode se livrar desse estilo de vida que faz muito mal à saúde.

O sedentarismo é caracterizado pela pouca atividade física em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, engana-se quem acredita que isso vale apenas para aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício.

Na verdade, também se caracteriza como sedentário a pouca prática de exercícios. Assim, uma pessoa pode ser sedentária, mesmo praticando alguma atividade. Isso ocorre quando ela não é feita de forma regular ou é insuficiente para atender às necessidades do organismo.

Como você já deve saber, uma vida fisicamente ativa, aliada a uma boa alimentação, é o caminho para um corpo saudável e uma vida melhor. No entanto, sabemos que não é tão fácil mudar os hábitos e sair de uma vida com pouca ou nenhuma atividade, para uma rotina movimentada e cheia de esforços físicos. Muito pelo contrário, exige esforço e força de vontade. Mas o importante é começar.

Temos algumas dicas com alguns exercícios simples e fáceis para você começar a mudar sua vida.

A vida sedentária faz com que a pessoa não use todas as funções e os sistemas orgânicos existentes no nosso corpo. E aqui vale a máxima da lei do uso e desuso, que resumidamente afirma que “o que não se usa atrofia, o que se usa fortalece”.

Você já reparou que as pessoas sedentárias têm uma tendência maior ao aparecimento de doenças? Hipertensão, infarto, osteoporose, diabetes e obesidade são apenas alguns exemplos. Motivos de sobra para começar a se exercitar, concorda?

Para escapar desse ciclo de preguiça, veja atividades simples e bem tranquilas para você adotar e quebrar essa rotina desastrosa. Confira:

Andar – Sempre que tiver a oportunidade de andar um pouco a mais, você deve seguir em frente. Tente começar indo a pé naquela padaria que não fica tão longe da sua casa, pegar o ônibus um ponto depois do que você está acostumado, parar o carro um pouco mais longe do trabalho e ir aumentando as distâncias gradativamente. É a atividade física mais natural do ser humanos. Não requer prática, nem tampouco habilidade.

Vai subir, então vá de escada – A opção de subir escadas, mesmo tendo um elevador por perto, pode ser uma ótima maneira de se exercitar. Sempre que for possível, escolha esse caminho. Isso não significa que você precisa subir 15 andares de escada todos os dias. Se você for a um andar baixo, como o primeiro, o segundo, até o terceiro, pode fazer o trajeto de escada. Se for a um andar alto, faça uma parte de escada e outra com o elevador.

Estica, puxa e segura. Alongue-se – Já falamos sobre o assunto e os benefícios dos exercícios de alongamento, inclusive existe um e-book Dana com alongamentos a sua disposição. O alongamento é uma delícia e é uma ótima maneira de sentir o seu corpo e exercitar.

Vá de bike – Esse é o outro assunto sobre o qual já comentamos no DANAMED Comunica. Se você tem a opção de trocar o carro por uma bicicleta para ir ao trabalho, o que está esperando? Essa é uma maneira gostosa de aproveitar melhor a vida, o vento no rosto e o momento – além, claro, de se manter ativo diariamente. Só não se esqueça de usar capacete!

Quem não corre, caminha – A caminhada é um ótimo exercício físico. Sem contraindicação, é um exercício que pode ser feito em uma esteira ou ao ar livre, trazendo aquela sensação gostosa. Especialmente para quem é iniciante e está no sedentarismo há muito tempo, a caminhada pode ser leve e praticada em diferentes horários, lugares e ocasiões.

Ouça a música e mexa o corpo – Dançar é uma maneira diferente e divertida para fugir do sedentarismo. Se você não se encaixa na maioria das atividades até agora, talvez a dança seja uma ótima opção. Você pode optar pelas danças de salão, as da academia e até modalidades dos videogames, dançando em casa mesmo.

Faça exercícios com seu parceiro de quatro patas – Leve o cachorro para dar uma volta. Se você tem um cachorro ou algum outro animal de estimação, sabe que precisa dar algumas voltinhas com ele de vez em quando, não é? Se essa volta durar pelo menos 30 minutos, já entrou na lista de atividades que podem fazer você fugir no sedentarismo. Essa é uma maneira eficiente de fazer bem para você e para ele também.

Todas estas atividades movimentam o seu corpo, ativam seu sistema cardiorrespiratório, reduzem o estresse e deixam seu corpo e mente mais disposto. O importante é que sejam feitas com frequência e regularidade e que você se sinta bem. Portanto, fique de olho na que você mais gosta de praticar e busque um exercício com o qual você se identifique.

Uma dica importante: antes de começar, não se esqueça de conversar com o seu médico. Assim ele orienta na atividade adequada e faz uma supervisão no seu caso específico. As atividades mais simples você pode fazer em casa sem acompanhamento, mas, para as mais elaboradas, busque a supervisão de um profissional habilitado e credenciado da área de educação física ou fisioterapia para ter certeza que está praticando corretamente. Conte conosco para ajudar!

Leave a Comment