Dicas para perder gordura abdominal

30 de maio de 2022
1 Comment

Seu peso flutuou durante a pandemia? Isso é normal, ainda mais com o stress que acompanha esses tempos. O problema é que, em geral, a gordura extra aparece na barriga, o que pode aumentar o risco de diabetes, doenças cardiovasculares, derrame e até câncer colorretal. Saiba como evitar e voltar a olhar no espelho sem culpa.

Muito se fala sobre a importância de reduzir o percentual de gordura para obter um corpo mais saudável. Mas existe algo que precisa de nossa devida atenção: a gordura abdominal. Ela apresenta mais riscos para o nosso organismo porque, em muitos casos, é do tipo visceral – uma gordura mais profunda, que fica ao redor dos órgãos e que libera substâncias tóxicas capazes de causar inflamações e problemas digestivos.

Alguns dos perigos que o excesso de gordura abdominal pode trazer são: diabetes tipo 2, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão, demência e doença arterial coronária.

Mas quando saber quando essa gordura está em excesso e apresenta risco para sua saúde? Uma das maneiras é por meio da medida da circunferência abdominal: circunferências superiores a 88 cm, para mulheres, e 102 cm, para homens, são consideradas de risco. Além disso, existem aparelhos capazes de detectar o percentual de gordura visceral de cada pessoa, como as balanças de bioimpedância.

A temida gordura abdominal pode incomodar qualquer pessoa, independentemente da idade. Costuma gerar um desconforto um pouco maior nas pessoas mais vaidosas.

Algumas pessoas acreditam que as mulheres têm mais “tendência” a acumular este tipo de gordura do que os homens. Mas, de acordo com estudos realizados na Unifesp, tanto no homem quanto na mulher existe o acúmulo de gordura abdominal por causa dos maus hábitos, tais como:

  • Consumo excessivo de carboidrato, açúcar.
  • Consumo calórico maior do que o gasto calórico.
  • Má qualidade da dieta.
  • Desequilíbrio metabólico (alterações hormonais, falha no sono, estresse).
  • Desequilíbrio da bioquímica do corpo (colesterol alterado, diabetes, ou glicose alta, triglicerídeos alto).

A boa notícia, porém, é que, melhorando tais hábitos e estando sempre atenta à sua saúde, é possível diminuir a gordura abdominal e/ou evitar seu acúmulo. Abaixo você confere uma série de dicas dos profissionais para alcançar estes objetivos.

  1. Mescle exercícios aeróbicos com a musculação: intercalar rotinas de exercícios cardiovasculares (aeróbicos) com a musculação potencializará o gasto calórico e otimizará o metabolismo. Fazer exercícios diariamente é importante não só para perder a gordura abdominal, mas também para dar mais disposição para realizar as tarefas do dia-a-dia, prevenir a ocorrência de doenças e melhorar a qualidade de vida.
  2. Tenha uma alimentação em intervalos regulares: isso significa que é importante fazer as três refeições principais, café da manhã, almoço e jantar, além de lanches intermediários, não permanecendo mais de quatro horas em jejum. Assim, o seu organismo recebe nutrientes em quantidades balanceadas, equilibradas e necessários para atividades diárias, não necessitando armazenar gordura para consumo posterior.
  3. Evite produtos industrializados: estas comidas são ricas em gordura vegetal, açúcar e/ou adoçantes, além de aditivos químicos, como conservantes e corantes, que são toxinas ambientais e podem desregular o metabolismo.
  4. Evite açúcar: sempre que puder, evite usar açúcar e também alimentos que o contenham em sua composição.
  5. Consuma fibras: de preferência ao consumo de alimentos ricos em fibras, pois eles reduzem a absorção de glicose. Use a e abuse de produtos como aveia, chia, amaranto, quinoa, linhaça, arroz integral, frutas e vegetais variados.
  6. Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes: para reduzir o percentual de gordura e ajudar a melhorar a silhueta é fundamental evitar estes tipos de bebida.
  7. Durma bem: uma boa noite de sono não é dormir muito, mas dormir bem e com horários regulares. Evite dormir muito tarde (até 23h é o recomendado).
  8. Tome bastante líquido: adquira o hábito de ingerir água ou chás não adoçados com frequência e regularmente.

Anote a fórmula para eliminar a barriga: alimentação equilibrada, com cereais integrais, frutas e vegetais distribuídos ao longo do dia + consumo de fibras como aveia, linhaça, chia nas preparações + boa hidratação + boa noite de sono + prática de exercícios físicos frequentes = você saudável admirando sua silhueta na frente do espelho. Se cuide, e se lembre de que podemos ajudar.

 

1 Comment

  1. sklep internetowy
    15 de abril de 2024

    Wow, wonderful blog structure! How long have you been blogging for?

    you made running a blog look easy. The overall glance of your web site is magnificent, let alone the content!
    You can see similar here sklep internetowy

Leave a Comment