Coceira nas pernas. Cuidado, podem ser varizes!

30 de maio de 2022
0 Comments

Se você tem varizes, provavelmente já teve a impressão de que elas causam coceira na pele. Esse fenômeno não é incomum e pode ser causado por uma reação da pele ao sangue de uma ou mais veias rompidas. Saiba quais os fatores que ajudam no surgimento de varizes e como prevenir.

As varizes são veias doentes que perderam sua principal função de levar o sangue até o coração. Com isso o sangue acaba se acumulando nas varizes da perna e com o tempo esse sangue extravasa para fora do vaso. Como esse sangue está carregado de substâncias inflamatórias, essas alcançam a parte mais externa pele, a epiderme, e geram uma irritação da pele fazendo-a coçar.

Os principais sintomas das varizes são cansaço, peso nas pernas e dermatite, resultado de reações alérgicas causadas pela passagem das hemácias e glóbulos brancos para fora do capilar. É por isso que as pessoas que têm varizes sentem coceira nas pernas, principalmente no tornozelo.

Isso ocorre, pois, durante o dia ficamos de pé e o sangue tem ainda mais dificuldade para retornar ao coração. Assim, o final do dia é o momento mais crítico, pois o sangue se acumulou nas pernas e causará mais inchaço, coceira e dor.

Alguns pacientes com quadros circulatórios mais graves, por excesso de retenção, podem evoluir com dermatites, que se manifestam por lesões de pele, coceira, manchas acastanhadas e até úlceras venosas.

O que fazer aliviar a coceira e demais sintomas das varizes?

Varizes é uma doença, assim a primeira providência é cuidar e controlar a doença, tratando as varizes com profissionais habilitados para esta tarefa, principalmente, o cirurgião vascular ou um angiologista, que é o médico que se especializou em Angiologia, que é o mais indicado para o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios das artérias, veias e vasos linfáticos

O segundo ponto de atenção é melhorar e tratar dos sintomas, ou seja, tratamentos específicos para reduzir e evitar a coceira, inchaço e dores nas pernas causados pelas varizes.  Orientado pelo profissional de saúde escolhido, podemos utilizar os cremes e comprimidos flebotômicos, que vão reduzir por determinado momento esses sintomas.

A meia compressiva também ajudará nesse sentido, pois o seu uso irá auxiliar no retorno do sangue ao coração. Outras estratégias importantes são:  alimentos saudáveis, ingerir bastante água e fazer atividade física.

As varizes são uma doença que compromete o acúmulo de sangue nas pernas. Mesmo que ainda não haja sintomas, é importante procurar um especialista para tratá-las, porque, com o tempo, as varizes de grosso calibre podem causar sérias complicações.

E com saúde vale a máxima: é melhor prevenir do que remediar!

 

Leave a Comment