Os benefícios de fazer exercício na água

4 de abril de 2022
1 Comment

Natação, hidroginástica, mergulho, spinning e jump aquático. Estas são algumas das modalidades de exercícios feitos na água que ajudam a manter uma boa condição física. Conheça os cuidados e benefícios dos exercícios feitos na água.

Nadar é melhor que correr? Sim e não! Sim, pois existe um menor risco de lesões. Não, pois exige um local apropriado e alguns cuidados na sua prática. O importante é que ambas, assim como outras modalidades e práticas esportivas, ajudam a melhorar a condição de saúde e previnem doenças.

Mas e se a pessoa quer fazer exercícios na água e ainda não sabe nadar? Sem problemas. Hoje, além da natação, existem diversas atividades físicas feitas em ambiente aquático em que o praticante não precisa saber nadar, mas pode usufruir dos benefícios em saúde e qualidade de vida dos exercícios feitos em piscinas, lagos e mares.

O importante é sempre ter os equipamentos adequados, tomar as providências recomendadas e cuidados com a segurança, e sempre, sempre mesmo, ter a supervisão e acompanhamento de um instrutor habilitado.

Em sua maioria, atividades aquáticas conseguem desenvolver a força muscular e aumentar a resistência cardiorrespiratória, a flexibilidade e o equilíbrio, além de outros benefícios que as práticas regulares de atividades físicas conseguem nos trazer.

Mais uma boa notícia sobre os exercícios aquáticos é que podem ser feitos em qualquer idade, desde bebes até idosos e pessoas com lesões, ou seja, todo mundo pode desfrutar dos benefícios que as atividades aquáticas proporcionam. Veja alguns benefícios:

Melhora a capacidade respiratória – Isso acontece porque as atividades permitem que o praticante aprenda a controlar a respiração.

Melhora o condicionamento físico – como a água é um ambiente mais denso e com maior resistência que o ar, quando nos movimentamos sob a água, o nosso corpo gasta mais energia.

Ajuda a relaxar – Durante a prática dos esportes aquáticos, nosso corpo libera uma série de hormônios que proporcionam prazer e bem-estar, deixando o praticante mais relaxado.

Melhora a postura – Já viu algum peixe com dores nas costas? Brincadeiras a parte, praticar esportes na água ajuda a fortalecer os músculos de todo o corpo.

Favorece a drenagem linfática – A água exerce maior pressão sobre nosso corpo e acelera o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos.

Melhora a qualidade de vida – O cérebro libera endorfinas em nossa corrente sanguínea, substância responsável por sensações como bem-estar e relaxamento e disposição física.

Outras atividades aquáticas 

Se antes só tínhamos a natação, hidroginástica e o mergulho como práticas esportivas na água, hoje nosso leque de opções aumentou significativamente, além da tecnologia e inclusão de novos elementos terem aprimorado as práticas de exercícios na água?

Já ouviu falar de Spinning, Aqua Zumba, Jump Aquático e Deep Running? Conheça estas novas modalidades de exercícios onde ficar molhado é regra, mas não é preciso suar.

Spinning – É a conhecida aula de ciclismo indoor feita em uma bicicleta especial, resistente a ferrugem e adaptada para facilitar os movimentos dentro da água. O resultado é uma atividade aeróbica e anaeróbica, capaz de proporcionar resistência física e respiratória, definir a musculatura e queimar muitas calorias.

Aqua Zumba – Dançar mambo, salsa, merengue e chá-chá-chá, mas tudo dentro da piscina. O exercício é de baixo impacto, sendo ideal para as pessoas que apresentam problemas articulares, que estejam se recuperando de lesões ou apenas queiram se divertir enquanto tonificam os seus músculos.

Jump Aquático ou Hidro Jump – É uma atividade realizada em um mini trampolim individual, feito para exercício

s na água, que proporciona ao praticante uma atividade aeróbica de baixo impacto, ideal para o condicionamento cardiovascular e muscular.

Deep running – Simula a corrida na esteira, terra ou asfalto, mas dentro da água. É praticamente impossível se machucar, já que não há o impacto dos pés sobre o piso e nem a transferência de carga para articulações. A vantagem é que a água oferece maior resistência, o que o torna um excelente exercício aeróbico.

1 Comment

  1. Ivaneide Guedes Alves
    13 de novembro de 2023

    Otimo

Leave a Comment