Alimentos verdes são fonte de energia e saúde

4 de abril de 2022
1 Comment

Não é de hoje que os profissionais de saúde recomendam a ingestão dos ‘verdinhos’. Uma alimentação rica em frutas, folhas, legumes e vegetais verdes, consumidos crus em saladas, cozidos em sopas, batidos em vitaminas, sucos, sopas ou outras receitas, são importantes aliados da sua saúde.

Essenciais para o bom funcionamento do organismo, os alimentos verdes muitas vezes são deixados de lado na hora de montar seu prato de comida, e isso é um erro. Podem ser consumidos em folhas, frutos ou legumes, o importante é que manter uma dieta balanceada e que inclua os alimentos verdes para aproveitar todos os seus benefícios

A razão desses alimentos terem a coloração verde é a clorofila, uma substância rica em nutrientes, como as vitaminas A, C e E, além de terem ação antibacteriana e propriedades antioxidantes e diuréticas que agem diretamente no nosso sistema circulatório e digestivo.

A diferença do tom de verde nos alimentos é a maior ou menor quantidade de clorofila nos alimentos. Enquanto os verde-escuros possuem maior quantidade de clorofila, nos alimentos verde-claros ou verde-limão ocorre mistura da clorofila com a luteína e a zeaxantina.

Uma dieta com consumo frequente de fibras, frutas e vegetais, em especial vegetais de folhas verde-escuras, minimiza as ocorrências de câncer, principalmente o câncer de mama, de pele, pulmão e estômago. Entre os minerais presentes nestes alimentos destacam-se o cálcio, que é fundamental para a formação e a manutenção de dentes e ossos, e o ferro, fundamental na prevenção da anemia e substância essencial para a produção das hemácias, células sanguíneas relacionadas principalmente com o transporte de oxigênio pelo corpo.

As folhas verdes ajudam no bom funcionamento do intestino, são ricas em fibras, têm baixa caloria e, geralmente, possuem altos níveis de água, que ajudam a hidratar o corpo. Uma alimentação com boa dose de alimentos verdes evita a prisão de ventre, ajuda a regular o apetite, reduz a absorção de glicose e gordura, combate a obesidade, previne o aumento do colesterol ruim e reduz o risco do desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o câncer colorretal, câncer de mama e câncer de próstata.

Os alimentos verdes mais são facilmente encontrados e podem ser consumidos crus, cozidos ou adicionados no preparo de pratos saborosos. Conheça alguns alimentos verdes e seus benefícios:

Alface: rica em fibras, as folhas de alface contribuem para o bom funcionamento do intestino, possuem baixo índice glicêmico e são pouco calóricas.

Abobrinha verde: importante fonte de vitaminas do complexo B, auxilia no bom funcionamento do sistema neurológico, circulatório e imunológico. É rica em minerais e vitamina A, que evita infecções, auxilia no crescimento e tem propriedades benéficas para visão e pele.

Brócolis japonês: é um dos vegetais mais nutritivos. É rico em sais minerais, vitaminas A, B, C e K, fibras e potássio. Importante aliado da digestão e possui propriedades que regulam o sistema cardiovascular e imunológico. É livre de gorduras e possui aroma e sabor marcantes.

Pepino: rico em minerais, como potássio, ferro, cálcio, fósforo e magnésio, e vitaminas A, B C e E, possui baixo teor calórico e grandes quantidades de água.

Pimentão verde: muito recomendado no combate de doenças degenerativas e crônicas, é rico em vitamina A, B e C. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no alívio da dor, do inchaço do corpo e das vias respiratórias.

Quer outras sugestões de alimentos verdes para compor sua dieta? Que tal abacate, acelga, agrião, couve, ervilha, escarola espinafre, lentilha, limão, maçã verde, quiabo, repolho, rúcula, vagem e tem muitos outros, é só dar uma circulada pelas barracas das feiras livres ou visitar as seções de hortaliças, legumes e verduras do mercado.

Lembre-se: verde é vida e se você quer viver bem, coma bem!

1 Comment

  1. Olete
    30 de setembro de 2023

    Amo verde

Leave a Comment