Gente que se cuida e muda de vida

31 de janeiro de 2022
0 Comments

Que tal trocar dores nas articulações, cansaço e remédios diariamente por alimentação saudável, caminhadas e sensação de bem estar? A resposta é fácil, mas nem sempre é uma decisão simples. Muitas vezes a vida tem que dar um alerta para tomarmos uma atitude e essa é uma parte da história do Marcos Daga, que pode servir de exemplo e dar um “empurrãozinho” para você mudar de vida. Leia e inspire-se!

O colaborador Marcos Roberto Daga Rodrigues, 49 anos, colega de Jundiaí (SP) tinha uma vida sedentária, alimentação desbalanceada e nunca deu a devida atenção a sua saúde.

Com esse histórico, Marcos chegou a pesar 160 kg e tinha muitos problemas nas articulações, pressão alta e, muitas vezes, só conseguia diminuir as dores com remédios. Essa situação se agravou ainda mais em junho do ano passado, quando foi acometido pela covid-19. Com sobrepeso e outras comorbidades, sua pressão arterial chegou 24 x 18. “Pensei que ia morrer. Tinha todos os sintomas de infarto, foi horrível”, lembra ele.

Casado e com 3 filhos, Marcos se cuidou e recuperou-se bem dos sintomas do coronavírus e tomou uma decisão: mudar drasticamente seus hábitos de vida. A primeira ajuda veio numa visita ao ambulatório médico da unidade Dana de Jundiaí. “Quando esta fase da covid passou, conversando com a Doutora Tamara, ela me perguntou se eu não gostaria de mudar de vida e me alertou: Você viu pelo que passou?”

Segundo Marcos, esse foi o ponto de mudança na sua rotina e logo após ele começou aquilo que chama de “minha jornada com a Doutora Fernanda”, nutricionista da Dana em Gravataí (RS).

“Dra. Fernanda fez um plano de reeducação alimentar para mim e tive consultas semanais com ela. Enquanto isso, com auxílio da Dra. Tamara, realizei exames e controle de meus problemas de saúde. Com o apoio das duas profissionais Dana, tive êxito com muita perseverança, afirma  Marcos.”

Antes de entrar na equipe Dana, ele já trabalhava em outra empresa metalúrgica da região e nunca se preocupou com sua saúde. Como um legítimo descendente de italianos, sempre gostou de degustar da culinária típica da Itália, com muitas massas, molhos e pouco ou nenhum controle.

Com uma alimentação balanceada e a rotina de exercícios físicos, ele foi dos 160 kg anotados no dia 15 de agosto de 2020 para 118 kg, quando esteve sobre a balança em fins de outubro passado.

“Toda essa mudança foi ótima para minha saúde, pois utilizava medicamentos para as dores e, desde que modifiquei meus hábitos de vida, nunca mais precisei destes medicamentos, graças a Deus”, comenta ele e completa: “me sinto mais ágil, mais flexível e consigo fazer atividades que a muito tempo não lembrava como fazia.”

Outro ponto que ele destaca é a mudança de comportamento e humor. “Fez bem para minha autoestima também. Agora encontro roupas em qualquer loja, como, por exemplo, o tamanho das minhas calças que foram do manequim 56 para 48. Percebo, ainda, que além de fazer bem para mim mesmo, estou servindo de espelho para vários colegas que tem procurado o serviço de acompanhamento Dana nos ambulatórios.”

E você, já tomou sua decisão? Vai seguir o exemplo do Marcos versão 2022 ou prefere continuar na trilha do sedentarismo e rotinas estressantes?

Leave a Comment