Mitos e verdades sobre emagrecimento

17 de junho de 2022
1 Comment

Dormir mal engorda? Para emagrecer é só parar de comer? Beber água ajuda a emagrecer? 

Não beba água antes das refeições que isso engorda. Para emagrecer é só comer sopa. Basta cortar o pão e o macarrão que você vai ficar fininho. E por aí vai.

Quem nunca recebeu umas “dicas” quentes para dietas e hábitos que ajudam a emagrecer? E tem até aqueles que afirmam possuir a receita para a dieta perfeita para reduzir seu peso e é um tal de “dieta da sopa, dieta do suco, dieta da lua, do ovo, do passarinho (apenas comer grãos e sementes)”.

Vamos conhecer alguns mitos e verdades sobre o emagrecimento:

Água ajuda a emagrecer – VERDADE – A água auxilia no funcionamento das células. Com isso, ajuda a ativar o metabolismo, otimizando a oxidação de ácidos graxos liberados com a quebra de gordura localizada. Além disso, uma boa hidratação previne a retenção de água, que resulta naquele inchaço responsável pelo aumento de medidas. Em dietas de emagrecimento, recomenda-se ingerir 400 ml de água antes das refeições, que devem ser pouco calóricas.

É preciso cortar o carboidrato do jantar para perder peso – MITO – O metabolismo de carboidratos é eficaz também à noite, podendo ser consumido sem prejudicar o peso quando feito em uma porção adequada e sendo de preferência na sua forma integral, resultando em menor pico de insulina. O que gera aumento de peso não é o carboidrato em si, mas o balanço energético ao final do dia, ou seja, se você consumiu mais calorias do que as atividades que você realizou foram capazes de gastar.

Dormir mal ajuda a engordar – VERDADE – Quando dormimos pouco – menos do que sete horas ao dia – nosso organismo responde com menor gasto energético e pior controle da fome e saciedade. Assim, se você dorme pouco, tende a comer mais e gastar menos energia, o que resulta em ganho de peso.

Alimentos diet ou light são indispensáveis na dieta – MITO – Alimentos diet foram desenvolvidos para indivíduos com doenças metabólicas, como diabéticos e celíacos (pessoas que possuem intolerância ao glúten). Já os alimentos light são reduzidos em calorias em comparação à versão tradicional da mesma marca. Não são alimentos desenvolvidos para serem saudáveis ou para comporem uma dieta saudável de emagrecimento.

Refrigerante “zero” é mais saudável – MITO – Refrigerantes são bebidas totalmente artificiais, em geral, compostas por água gaseificada, açúcar, corante, aromatizante e acidulante. Assim, não beneficiam em nada a saúde. Se a sua meta é emagrecer é mais interessante optar por bebidas que contenham compostos naturais bioativos e antioxidantes, como sucos de fruta e chás.

Alimentos integrais contêm menos calorias – MITO – Alimentos integrais não diferem pelo seu conteúdo calórico, mas por sua composição de fibras, minerais e vitaminas do complexo B, que são perdidas no processo de polimento dos cereais.

Sopa é ótima para emagrecer – MITO – Uma dieta líquida é menos calórica do que a sólida, no entanto, o controle de saciedade é pior, porque o líquido promove esvaziamento mais rápido no estômago. Pode ser uma alternativa para perder peso em curto prazo, porém não é uma boa estratégia para quem deseja reduzir percentual de gordura corporal, ou seja, emagrecer.

Carboidratos são os vilões do sobrepeso – MITO – Os carboidratos não são vilões nem do excesso de peso nem da saúde em geral. Tudo depende do tipo de carboidrato, da quantidade que se ingere habitualmente e dos outros componentes da dieta ao longo do dia. Uma dieta equilibrada, que apresenta uma boa proporção de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, é importante para manter a saúde, bem-estar e manutenção do peso adequado.

Cerveja dá barriga – VERDADE – A cerveja contém etanol que promove alteração no nosso metabolismo, fazendo com que nosso organismo não utilize a gordura localizada ou outros substratos para liberar açúcar no sangue. Além disso, substâncias do etanol promovem aumento dos estoques de gordura em alguns órgãos, o que pode resultar em fígado gorduroso e aumento da circunferência abdominal.

Para emagrecer, precisamos basicamente de duas coisas:

1) reduzir nossa ingestão de energia e/ou aumentar nossas atividades físicas, e

2) aumentar nosso consumo diário de vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes. Isso é perfeitamente possível obter a partir de uma dieta balanceada elaborada com alimentos naturais.

Os especialistas alertam que não existe solução milagrosa para a perda de peso. Assim, em vez de seguir uma dieta restritiva, o mais indicado é associar uma reeducação alimentar com os exercícios físicos. Reduzir o consumo de doces, frituras, alimentos gordurosos e produtos industrializados e dar preferência a alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes magras.

Podemos e queremos ajudar!
Mas isso não deve ser feito sem o acompanhamento de profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas e profissionais da educação física – converse com nosso pessoal no atendimento médico. Tudo começa com uma consulta com um médico de confiança para avaliar suas reais condições de saúde e buscar auxílio de uma ou um nutricionista para que seja elaborado o cardápio mais apropriado para as suas necessidades (que não são iguais às de todo mundo). Na sequência, um profissional de educação física pode elaborar um programa de treinamento que mais se ajuste aos seus objetivos e fará o acompanhamento dos exercícios. Vamos juntos?

 

1 Comment

  1. ecommerce
    15 de abril de 2024

    Wow, wonderful weblog layout! How lengthy have you been running a
    blog for? you make running a blog look easy. The entire glance of your website is fantastic, as well as the content material!
    You can see similar here sklep internetowy

Leave a Comment