O que é a hepatite e como se contrai essa doença?

17 de junho de 2022
0 Comments

De repente uma doença volta aos noticiários e é chamada de hepatite misteriosa, pois não foi encontrada nenhuma relação direta com os vírus que normalmente provocam essa doença. O que pouco se fala nas notícias é que a hepatite é uma inflamação do fígado que pode levar a transplantes do órgão e até a morte. Saiba mais sobre os os tipos, sintomas e formas de prevenir as hepatites virais.

Um tipo de hepatite aguda de origem desconhecida está acometendo crianças em ao menos 20 países. Ela pode ser muito grave em alguns casos e não tem relação direta com os vírus conhecidos da hepatite.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já houve casos registrados Reino Unido, Espanha, Israel, Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Itália, Noruega, França, Romênia, Bélgica e na nossa vizinha Argentina. No Brasil, até junho, haviam 71 casos suspeitos sob investigação, com a morte de um menino de 11 anos no Rio de Janeiro, com suspeita de hepatite aguda de origem desconhecida.

Mas existem outros tipos de hepatite que não tem nada de misterioso e também causam graves problemas de saúde. São as hepatites causadas por vírus, além de outra forma causada pelo uso excessivo e indiscriminado de medicamentos, consumo de excessivo de bebidas alcoólicas ou devido a uma alteração autoimune.

Os tipos de hepatite mais frequentes são as causadas por vírus, principalmente as hepatites A, B e C, cujos sintomas podem surgir poucos dias após o contato com o vírus, podendo ser observada coloração amarelada da pele e da parte branca do olho, dor de cabeça e mal-estar geral.

Sintomas de hepatite

Os sintomas podem variar conforme o tipo de vírus envolvido, mas geralmente se manifestam na fase aguda da hepatite, sendo os sintomas principais os descritos no quadro ao lado.

É importante que o clínico geral, hepatologista ou infectologista seja consultado assim que forem identificados os primeiros sintomas de hepatite, pois assim é possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, caso haja necessidade.

O diagnóstico da hepatite pode ser feito através da observação do paciente e pela confirmação diagnóstica por meio de exames sorológicos de sangue.

Quais as principais causas

As causas da hepatite podem envolver a contaminação com vírus, bactérias ou parasitas, sendo que no Brasil os vírus da hepatite A, B e C são os maiores responsáveis pelos casos no país.

A transmissão da hepatite pode ocorrer pelo contato com fezes, sangue ou outra secreção de uma pessoa contaminada, sendo que as formas mais comuns incluem:

  • Compartilhar seringas.
  • Ter relações sexuais sem preservativo.
  • Consumir alimentos ou água contaminados por fezes.
  • Contato com urina ou fezes de uma pessoa contaminada.

Prevenção

É recomendada a vacinação contra hepatite A e hepatite B, usar camisinha em todas as relações sexuais, não partilhar seringas e adotar medidas de higiene, como sempre lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes de se alimentar. Além disso é importante ser cauteloso ao realizar piercings ou tatuagens devendo ser exigido materiais novos ou devidamente esterilizados.

Como tratar 

O tratamento pode ser feito apenas com repouso, boa alimentação e hidratação, e em alguns casos poderá ser prescrito o uso de medicamentos e internação hospitalar.

O tempo de tratamento pode variar entre 6 e 11 meses, dependendo do tipo de hepatite e da resposta imunológica do paciente. Durante todo o tratamento deve-se ter o cuidado de preferir alimentos de fácil digestão, sendo recomendado seguir uma dieta para tratar a hepatite.

A hepatite tem cura na maior parte das vezes, mas em alguns casos, quando o indivíduo não é devidamente tratado ou não respeita as orientações prescritas, a doença pode evoluir com complicações, exigindo transplante de fígado e até causar morte.

Julho Amarelo”: Mês de luta contra as hepatites virais

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil em 2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado, no entanto, a falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Leave a Comment