Maio amarelo: prevenção é a palavra de ordem

24 de maio de 2023
0 Comments

Causando mais de 40 mil mortes por ano e com despesas que superam os R$ 220 bilhões, o acidente de trânsito é um dos fatores de maior preocupação das autoridades de saúde no Brasil. Reduzir esse número é uma meta que envolve todos. Saiba como você pode ajudar!

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Em sua 10ª edição, a campanha brasileira tem como objetivo sensibilizar todos os envolvidos, e não apenas os motoristas, sobre a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para este ano é “No trânsito, escolha a vida”, com diversas atividades ao longo do período, todas com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes. 

Estudos realizados pela ONU – Organização das Nações Unidas, e divulgados no ano de 2020, indicam que o trânsito brasileiro gera despesas governamentais da ordem de R$ 220 bilhões por ano com acidentes apenas contabilizando custos com serviços de socorro e assistência médica.

Essa preocupação se justifica, pois o total de registros de acidentes nas rodovias federais em 2022 foi de 64.447, sendo que 52.948 deles acabaram com vítimas (mortos ou feridos).

O fator humano é o principal causador dos acidentes, sendo que boa parte das ocorrências com vítimas são fruto do excesso de velocidade, direção sob efeito de álcool ou drogas, distração ao volante (o celular é o maior vilão) e desrespeito à sinalização e leis de trânsito.

Reduzir os riscos causados por ações imprudentes do condutor requer a conscientização de todos e a adoção de cuidados ao volante, todos previstos nas práticas de direção segura. Que tal fazer parte desta campanha? E não precisa ficar restrita ao mês de maio. Seja responsável ao volante do veículo e respeite as leis de trânsito, mesmo que você seja o pedestre.