Exercícios físicos no verão: vá com calma!

4 de fevereiro de 2021

Temperaturas acima dos 30oC e atividade física ao ar livre, uma combinação que atrai muitas pessoas, que aproveitam o verão para cuidar do corpo com corridas, pedaladas, caminhadas e outras atividades esportivas. Mas, não se empolgue demais, o que a princípio pode parecer uma boa ideia, também pode fazer mal a sua saúde. Veja os cuidados para usufruir do calor tropical com segurança e benefícios físicos e mentais.

Atividade física faz bem para a saúde – isso é verdade, mas exige bom senso e controle – isso também é uma verdade. Com as altas temperaturas do verão, é bom tomar alguns cuidados para continuar gozando dos benefícios dos exercícios no verão sem correr riscos para sua saúde.

Temos algumas sugestões para tornar sua atividade física mais segura e produtiva no verão, mantendo os benefícios físicos/mentais e a sensação de bem estar e dever cumprido que as substâncias químicas liberadas no organismo proporcionam.

Pegue leve – No verão, sob um sol de quase 40°C, pouco vento e alta umidade relativa do ar, em pleno meio-dia, por exemplo, é uma boa hora para pegar leve e ajustar seus exercícios às condições do ambiente. Provavelmente, você não poderá se exercitar na intensidade que normalmente faz e não há problema algum nisso.

Mesmo quando escurecer e o calor continuar, saiba que talvez, quando o clima realmente estiver abafado, não seja uma boa ideia exagerar no treino aeróbico. À medida que o seu corpo se adaptar ao calor, aumente gradualmente o ritmo e a duração do treino.

Mude seus horários, se possível – Levante cedo para pegar o frescor da manhã ou saia ao pôr-do-sol ou mais tarde. No calor do meio-dia (normalmente entre as 10 e as 16 horas), esconda-se à sombra.

Roupas leves e claras – Tendência da moda? Não. É que as cores escuras absorvem o calor, o que pode fazer você se sentir como se estivesse com agasalhos mais quentes. Evite também roupas pesadas e justas, pois estas também o aquecerão. Mantenha-se leve e fresco com roupas mais largas e soltas.

Beba mais água e alimente-se com mais qualidade – O exercício no calor aumenta ainda mais temperatura do nosso corpo. O sistema de refrigeração natural do nosso corpo pode começar a falhar se ficarmos expostos a temperaturas elevadas por muito tempo. Para manter o corpo mais leve, beba muita água – e também procure consumir alimentos que tenham mais água, como frutas e vegetais com alto teor de hidratação. Enquanto estiver fazendo exercícios, beba 8 a 10 goles de água a cada 20 minutos. Após o exercício, beba mais – no mínimo, mais um litro. Outra ótima maneira de ajudar na reidratação durante uma pausa em sua atividade física é comer um pedaço de fruta, ou mesmo cenouras ou aipo. As frutas e verduras também ajudarão a substituir a valiosa perda de eletrólitos.

Use protetor solar – Se você vai ficar exposto ao sol por um longo período, reaplique o protetor solar em intervalos de duas horas. É melhor garantir por causa da transpiração excessiva causada pelo calor. A queimadura solar aumenta o risco de envelhecimento prematuro da pele e aumenta o risco de câncer de pele.

Cuidado com as bebidas esportivas – As bebidas esportivas, como os isotônicos, ou soluções de glicose com minerais são voltadas para atletas ou pessoas que praticam exercício de resistência de longa duração ou exercícios de alta intensidade, em ambientes com temperatura elevada e alta umidade. As bebidas esportivas só devem ser consideradas se você tiver peso corporal ideal e se exercitar por longos períodos em altas intensidades. Comer frutas e legumes durante o exercício fornece os eletrólitos necessários para o corpo.

Não faça exercícios até sentir-se mal – Ouça seu corpo. Se você está sentindo qualquer um dos a seguir, pare e reestabeleça o equilíbrio do seu organismo. Fique atento a fraqueza, tontura, palidez da pele, dor de cabeça, cãibras musculares, náusea ou vômito, batimento cardíaco acelerado além do esperado.

Lembre-se sempre que até um treino de 20 minutos tem efeitos positivos para a saúde. É mais importante a frequência de treinamento do que o tempo de qualquer sessão de exercícios.

Se você se sentir mal durante o exercício, pare imediatamente, sente-se à sombra, beba água e tenha sempre alguém com você. Você pode estar apresentando sintomas de insolação, que é quando sua temperatura corporal excede os 40°C.

Afinal, no fim do dia o importante é estar saudável e sentir-se bem ao fim do exercício não é?

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