Doe vida, doe sangue!

23 de junho de 2021

No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Mais do que um ato de um ato de solidariedade humana, um ato de amor que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias. Conheça a importância de ser doador e quem pode doar.

O objetivo desta data é maior do que homenagear a todos os doadores de sangue, mas conscientizar as pessoas sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida. um ato de grande importância, uma vez que uma única doação é capaz de salvar a vida de até 4 pessoas, trazendo um benefício inestimável e sendo um gesto nobre de solidariedade.

Porém, apesar de ser um gesto nobre e solidário, a doação de sangue ainda não está muito difundida: embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende que o percentual de doadores de sangue seja de, no mínimo, 3% da população do país, no Brasil essa taxa ainda é baixa, não atingindo 1,9%, gerando um grande déficit hospitalar.

A doação de sangue beneficia muitas vidas de pacientes que, lidando com doenças, traumas e cirurgias, precisam de transfusão constante ou pontual, de forma a repor o estoque de sangue saudável em seu corpo.

Um adulto, seja do sexo masculino ou feminino, possui em média cinco litros de sangue em seu corpo. E em uma doação são coletados no máximo 450 mililitros. Ou seja, menos de 10% de todo o sangue do seu organismo. Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Ter entre 16 e 68 anos;
  • Peso acima de 50 quilos;
  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Quem deu a luz deve esperar entre 90 e 180 dias após o parto;
  • Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;

Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Para doar sangue, é simples: basta procurar o hemocentro mais próximo de você, sendo que, nas principais cidades brasileiras, existem campanhas patrocinadas por empresas privadas ou órgão públicos para incentivar a doação através de unidades volantes.

Se quiser saber mais ou localizar os pontos de doação de sangue, clique aqui e acesse a lista de hemocentros em todo o Brasil

Faça a diferença na vida das pessoas, seja um doador de sangue!

Fale agora conosco!