O que faço quando precisar de um atendimento de emergência?

23 de junho de 2021

Apesar dos exames periódicos, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis, ninguém está livre de um acidente, mal estar ou outro problema que exija um socorro ou consulta médica urgente. Danamed Comunica explica o que fazer nestas situações, especialmente nos fins de semana ou fora do expediente de trabalho.

De repente, um acidente, uma queda em casa após o trabalho, uma lesão no futebol com os amigos ou um mal súbito, situações onde não é possível o agendamento de atendimento médico. E agora? Como acessar os serviços Danamed para resolver este transtorno inesperado e que por si só já causa ansiedade, preocupação e estresse?

Procure manter a calma.

A primeira providência é pegar seu cartão de identificação personalizado da DANAMED, que você precisará apresentar nos locais de atendimento, junto com o RG ou outro documento legal com foto.

Caso tenha o App Danamed instalado em seu smartphones, você pode usar a versão virtual do cartão e apresenta-la nos locais de atendimento, sempre junto com o RG ou outro documento legal com foto.

Com os documentos em mãos, procure um dos hospitais credenciados Danamed. Se não souber quais são eles, você pode obter indicações entrando em contato como o serviço Danamed Saúde 24H – 0800 888 9577 – ou então efetuar uma busca no site ou no App Danmed, selecionando um dos serviços de atendimento de emergência disponíveis em sua região.

Essa busca permite ainda escolher as opções de Emergência Pediátrica, quando tratar-se de atendimento a crianças menores, ou Emergência Cardiológica, quando apresentar sintomas de problemas com o coração.

Escolhido o ponto de atendimento, anote as informações do hospital, como endereço e telefone e, se quiser agilizar, já mantenha contato com o prestador de serviços e informe que está se dirigindo para o local e os detalhes do acidente ou sintomas.

Para facilitar essa busca, temos a sugestão de alguns pontos da rede hospitalar credenciada:

  • Campinas (SP)

Hospital da PUC Campinas

Av. John Boyd Dunlop, S/N – Jardim Londres – Fone: (19) 3343-8600

Hospital e Maternidade Santa Teresa

Rua Bernardino de Campos, 804 – Centro – Fone: (19) 3733-4345

  • Jundiaí (SP)

Hospital Pitangueiras – Sobam – Centro Médico Hospitalar

Rua das Pitangueiras, 651 – Vianelo – Fone: (11) 4583-1222

Hospital e Maternidade Paulo Sacramento

Rua XV de Novembro, 865 – Centro – Fone: (11) 4090-1740

  • Porto Alegre (RS)

Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Rua Professora Annes Dias, 285 – Centro – Fone: (51) 3214-8000

  • Gravataí (RS)

Hospital Dom João Becker

Av. José Loureiro da Silva, 1561 – Centro – Fone: (51) 3403-1515

  • Sorocaba

Hospital Modelo

R. Afonso Pedrazzi, 180 – Vila Trujillo – Fone: (15) 3212-7600

Hospital e Maternidade Samaritano

Rua Rodrigues Pacheco, 145 – Centro – Fone: (15) 3219-4464

Nos casos de urgência e emergência o associado/beneficiário Danamed não precisa se preocupar com autorização prévia para os procedimentos. O prestador dos serviços está autorizado contratualmente a realizar o atendimento sem a necessidade de solicitar autorização. As autorizações serão encaminhadas posteriormente.

Esse mesmo procedimento é adotado caso algum beneficiário precisar de internação de emergência. O prestador está autorizado a realizar a internação e os procedimentos necessários para tratamento do paciente, e tem um prazo de 48 horas úteis para encaminhar a documentação necessária para o benefício.

E se os sintomas forem de COVID-19?

Temos um protocolo específico para estes casos: em caso de suspeita de sintomas que possam ser da Covid, seja do funcionário ou de algum familiar, a primeira providência é o funcionário comunicar o ambulatório de sua unidade.

A comunicação dispara um roteiro de acompanhamento, sendo que o funcionário é monitorado pelos profissionais do ambulatório e os dependentes pelas equipes da Danamed. Esta comunicação e monitoramento são importantes, pois acionam cuidados dos profissionais de saúde das equipes Danamed, que ajudam no encaminhamento do caso.

A maioria das pessoas acometidas pela COVID-19, dificilmente apresenta algum sintoma que exija atendimento de urgência e encaminhamento para algum local de pronto atendimento. Na grande maioria dos casos (que também não são muitos) os profissionais de saúde das equipes Danamed é que orientam as pessoas infectadas, acompanhando o período de quarentena e a evolução do quadro clínico, acionando os serviços médicos e evitando que funcionários e seus familiares busquem aleatoriamente o atendimento nas emergências ainda lotadas e se exponham ainda mais.

Dra. Carmen Kauer, coordenadora médica da Dana para o Brasil e uma das responsáveis pelos protocolos de atenção a COVID-19 na empresa, explica que, independentemente do funcionário ou seus familiares estarem sendo monitorados pelas equipes Danamed, existe um alinhamento de condutas entre as equipes da empresa e os prestadores de serviço, com rotinas de investigação, sugestão de tratamento – ressaltando que cada médico tem liberdade de prescrever o tratamento que achar mais adequado ao caso e sintomas do paciente – e um fluxo de comunicação bilateral em caso de agravamento.

Os casos onde há necessidade de internação são encaminhados para os hospitais da rede credenciada, com preferência para o Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, na capital gaúcha, e o Hospital Dom João Becker, em Gravataí, que são os locais com melhores condições de atendimento para os funcionários Dana e seus familiares na região Sul.

Nos casos registrados nas unidades do estado de São Paulo, os centros de referência para atendimento que envolva internação ou atendimento hospitalar recomendamos utilizar o Hospital Pitangueiras e o Hospital e Maternidade Paulo Sacramento, na região de Jundiaí; o Hospital da PUC Campinas, o Hospital e Maternidade Santa Teresa e o Hospital e Maternidade Madre Theodora, para os atendimentos dos casos na região de Campinas; e para atender os colegas de Sorocaba, recomendamos o Hospital Modelo e o Hospital e Maternidade Samaritano.

 

Agora que você já sabe como proceder em casos de urgência, torcemos para que você nunca precise utilizar estas informações, mas, se precisar, conte conosco: a gente se importa com você e seus dependentes.

 

Fale agora conosco!