Cardiologista ou angiologista? Qual é o melhor especialista para que?

13 de setembro de 2022
7 Comments

Para quem não estuda medicina ou trabalha na área, alguns termos e nomes de especialidades podem causar certa confusão. Uma das mais comuns é confundir Cardiologia e Angiologia. Apesar de serem diferentes, as duas especialidades trabalham com algo em comum: os vasos sanguíneos. Saiba em quais casos consultar um ou outro.

Dentro das especialidades médicas disponíveis no rol de prestadores de serviços Danamed temos diversos Médicos Cardiologistas e Médicos Angiologistas a disposição de associado e seus dependentes. O problema é saber quando solicitar os serviços de um ou de outro.

Cardiologia é a especialidade médica focada no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o coração e os grandes vasos. O principal objeto de estudo é o conjunto de doenças do coração. Também estudam os grandes vasos sanguíneos pelo fato de o coração ser uma “bomba de distribuição” do sangue e muitas das patologias cardiológicas também afetam as artérias.

Dentre as doenças mais presentes na rotina de uma/um cardiologista estão:

  • Infarto agudo do miocárdio (popularmente conhecido como ataque cardíaco);
  • Hipertensão arterial;
  • Miocardites;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doenças valvulares (relacionadas com as válvulas que fazem o fechamento das quatro cavidades do coração).

As doenças do coração são aquelas que causam dificuldades ou impedimentos na circulação do sangue pelo organismo, mas que tem origem no músculo cardíaco.

Dentro da Cardiologia existe uma subespecialidade que é a Cirurgia Cardiovascular. Boa parte das doenças cardíacas tem a cirurgia como base de tratamento, como é o caso das pontes de safena, mamária e o implante de marca-passo.

Devido à alta complexidade dessas cirurgias, a Cardiologia divide especialistas entre as/os Cardiologistas de atuação clínica, que são focados no diagnóstico e nos tratamentos não-invasivos, e as/os Cardiologistas Cirurgiões, que fazem todos os processos que necessitem cirurgia ou tratamentos invasivos.

Alguns sintomas são relevantes para um alerta de procura por uma/um cardiologista, tais como: falta de ar em repouso ou esforço, dores no peito, tonturas e desmaios, cansaço excessivo sem razão aparente, palpitações no coração ou taquicardia (batimento acelerado), tosse seca e persistente e inchaço nas pernas.

Já a/o médico Angiologista trata do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares, ou seja, que são relacionadas aos vasos sanguíneos. A Angiologia atua de forma complementar à cirurgia vascular. Uma cirurgiã / um cirurgião especializada/o nos vasos sanguíneos atua na execução das cirurgias necessárias para corrigir as doenças detectadas por uma/um Angiologista.

Além do sistema circulatório, este médico especialista se encarrega dos cuidados com a saúde dos vasos linfáticos, que também são muito importantes para a manutenção do organismo saudável. Eles têm relação direta com nosso sistema imunológico, o mecanismo de defesa contra doenças e infecções.

Uma das causas mais comuns para a procura de uma/um Angiologista é o surgimento ou piora das varizes. Contudo, existem outras patologias que ficam sob cuidados dessa especialização, como por exemplo: trombose, dissecção de artéria, aneurisma, vasculite (inflamação nos vasos sanguíneos), aterosclerose (doença que é decorrente do acúmulo de gordura nas veias e artérias), embolia pulmonar e linfagite.

Por agir de forma mais clínica do que cirúrgica, a/o médica/o Angiologista faz acompanhamentos com os pacientes e prescreve o uso de medicação e a correção de hábitos de vida que causam as doenças.

Em alguns casos, quando há necessidade de cirurgia para correção, é necessário a avaliação da cirugiã /do cirurgião vascular. Assim como a/o Cardiologista, a/o Angiologista pode solicitar uma bateria de exames para confirmar o melhor tratamento e aprofundar o diagnóstico.

Boa parte das doenças vasculares são silenciosas e detectáveis apenas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e o controle delas, gerando mais danos à saúde do paciente. É importante que o diagnóstico dessas doenças ocorra o quanto antes. Por isso, ao perceber qualquer um dos sinais abaixo, procure uma/um Angiologista:

  • Dores nas pernas (principalmente ao caminhar).
  • Inchaço nos braços e pernas.
  • Sensação de pernas com peso aumentado.
  • Queimação nos pés e nas pernas.
  • Dormência nos membros.
  • Câimbras e formigamentos constantes.

Cardiologia e Angiologia são parceiras contra doenças vasculares. Ambas se complementam para executar diagnósticos e procedimentos corretivos com mais precisão e segurança para os pacientes.

As doenças tratadas são muitas vezes correlatas, já que os problemas no sistema circulatório podem se manifestar de diferentes maneiras. Além disso, o grupo de risco das doenças cardíacas tem bastante semelhança com as doenças tratadas pelo Angiologista.

Por essa razão, é comum que pacientes com problemas circulatórios ou cardíacos façam consultas com ambos especialistas (Cardiologistas e Angiologistas).

Agora que você já sabe mais sobre as diferenças entre Angiologia e Cardiologia, fique atento ao surgimento dos sintomas e, caso esteja sentindo algum deles, procure ajuda médica.

Você pode encontrar os profissionais da rede credenciada no botão existente na homepage Danamed na internet ou no app disponível para IOS e Android.

Se tiver dificuldades para saber qual profissional consultar ou precisar de ajuda conte ainda com os serviços da Central de Atendimento e Danamed Saúde 24H – 4000-1698. Lá temos atendimento capacitado para resolver dúvidas sobre cobertura do plano, autorizações, assuntos administrativos, além de orientação clínica, por telefone, para sintomas ou dúvidas sobre sua saúde.

7 Comments

  1. vpn coupon 2024
    31 de março de 2024

    I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles
    or blog posts on this sort of space . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this website.
    Reading this information So i am satisfied to convey that I’ve an incredibly
    excellent uncanny feeling I came upon just what I needed.

    I such a lot undoubtedly will make sure to don?t forget this web site and provides it a look regularly.

    Feel free to surf to my page; vpn coupon 2024

  2. vpn coupon code 2024
    31 de março de 2024

    Appreciation to my father who shared with me
    about this blog, this webpage is actually remarkable.

    Here is my webpage: vpn coupon code 2024

  3. vpn special coupon code 2024
    1 de abril de 2024

    Spot on with this write-up, I actually feel this site needs far more attention. I’ll
    probably be returning to see more, thanks for the info!

    Here is my web page – vpn special coupon code 2024

  4. vpn code 2024
    6 de abril de 2024

    Whats up this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually vpn code 2024 with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding expertise so I wanted to get advice from someone with
    experience. Any help would be greatly appreciated!

  5. vpn code 2024
    7 de abril de 2024

    Hello there! Do you use Twitter? I’d like to follow you
    if that would be okay. I’m definitely enjoying your blog and look forward to new updates.

    Look at my page … vpn code 2024

  6. vpn coupon 2024
    11 de abril de 2024

    This is a topic that’s near to my heart… Many thanks!
    Where are your contact details though?

    My web site vpn coupon 2024

  7. facebook vs eharmony to find love online
    15 de maio de 2024

    Do you have any video of that? I’d care facebook vs eharmony to find love online
    find out more details.

Leave a Comment