Afinal, o que são as Comorbidades?

4 de fevereiro de 2021
2 Comments

De uma hora para outra algumas palavras entraram no nosso cotidiano e uma das mais usadas em postagens nas redes sociais, noticiários, informes e orientações oficiais foi “comorbidade”. Mas afinal, o que são essas comorbidades? Como saber se sou um portador de comorbidade? E o que isso influencia na minha saúde?

Com certeza você já ouviu falar do termo “comorbidade.” O termo comorbidade é formado pelo prefixo latino “cum”, que significa correlação, companhia, e pela palavra morbidade, originada de “morbus”, que designa estado patológico ou doença.

Em ciências médicas, basicamente, quando se fala em comorbidade, refere-se a um contexto em que duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas. Complicou ainda mais, não é?

Vamos traduzir para uma linguagem mais simples: comorbidade é a ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo. Uma das características da comorbidade é que existe a possibilidade de as doenças se potencializarem mutuamente, ou seja, uma provoca o agravamento da outra.

Existem grupos e faixas etárias que podem mais facilmente ser acometidos por mais de uma doença. Os idosos são um exemplo disso. Um idoso que tem somente hipertensão, fala-se que a hipertensão é a doença de base. Se este indivíduo idoso for diagnosticado com Alzheimer, por exemplo, então, a doença base será a hipertensão arterial e ele tem a comorbidade Alzheimer.

Outro exemplo é a obesidade. Ela é uma doença base para outras patologias, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, varizes, apneia do sono, alguns tipos de câncer, pedras na vesícula, entre outras.

Aquela pessoa que tem doença de base está mais sujeita a ter o sistema imunológico mais frágil, em especial quem tem mais de 65 anos.

Por esta razão que, durante a pandemia, a orientação sempre foi (e ainda é) que pessoas portadoras de comorbidades tenham cuidados redobrados e evitem a exposição ao contágio pelo novo coronavírus, pois essas patologias pré-existentes tornam estas pessoas mais suscetíveis a outras doenças e infecções, com um tratamento muito mais difícil e demorado, podendo até levar a desfechos fatais.

Tem outra dúvida ou quer saber mais sobre este e outros assuntos, entre em contato conosco ou procure um dos profissionais de saúde em nossos ambulatórios.

Aproveite e conheça os programas Danamed e os serviços de apoio que temos a sua disposição. Acesse www.danamed.com.br ou baixe o App Danamed – disponível nas versões IOS e Android.

2 Comments

  1. Claudete Teixeira Duarte
    20 de janeiro de 2024

    Tenho 76 anos e tenho colesterol alto e acima do peso normal! Tenho cormobidade? Posso tomar a vacina da dengue?

  2. Jucilene Souza E Silva
    10 de março de 2024

    Tenho lupus e pressão arterial alta e pré diabética.

Leave a Comment