Benefício de saúde: somos todos responsáveis
Já sabemos que todos nós, funcionários, beneficiários, gestores e a empresa Dana somos os donos do nosso benefício de saúde – no caso, a Danamed. Mas, como cada um destes agentes podem (e devem) zelar pelos nosso benefício? E mais, o que cada um de nós pode fazer para usufruir dos serviços e ainda torná-lo mais eficaz e cumprir seu propósito, que é ter o foco na saúde e não nas doenças?
Qual a diferença entre a Danamed e os planos de saúde do mercado? Essa é fácil. A Danamed é um benefício de saúde na modalidade de autogestão, onde a Dana é a mantenedora e gerenciadora do benefício, existe uma equipe responsável pelos aspectos administrativos e legais da empresa Danamed, tais como credenciamento de prestadores de serviços, pagamento a fornecedores, registro e obrigações junto a organismo como a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Ministério da Saúde. Até aqui, tudo muito similar às demais prestadoras de serviços de serviços. A grande diferença: a autogestão.
Diferente de planos de saúde de mercado que visam lucro, este é um benefício da própria Dana exclusivo para os seus funcionários e dependentes. Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção, acolhimento, cuidado e educação para a saúde e para isso é fundamental que todos participem.
Os donos deste benefício de saúde somos todos nós, funcionários e empresa, que juntos devemos zelar pela viabilidade do negócio, o melhor uso do benefício e pela saúde de todos: empregados e seus dependentes (atendimento de qualidade, quando se precisa), Dana (com custos previsíveis e sob controle) e Danamed (com a maior eficiência possível).
Esse é o formato do benefício de saúde Danamed. Com a participação ativa de todos, cada um desempenhando sua função com atenção e responsabilidade poderemos obter os melhores resultados para Dana, Danamed e você.
Lembre-se: todos são importantes no processo, mas você (e seus dependentes) são parte fundamental para que o nosso sistema de saúde seja saudável e viável. Participe, tire suas dúvidas, apresente sugestões e comunique qualquer irregularidade percebida. Faça o uso consciente de seu benefício.
É uma ação conjunta: enquanto a Dana e os gestores Danamed cuidam das etapas administrativas e legais da empresa, buscando oferecer as melhores soluções e serviços aos beneficiários. E qual é a parte que compete ao beneficiário?
- Manter seus check-ups e exames períodicos atualizados;
- Adotar autocuidados e hábitos saudáveis de vida – nosso blog traz mensalmente informações sobre estes e outros tópicos;
- Usar os serviços preventivos oferecidos pela Danamed;
- Instalar e usar o aplicativo Danamed em seu telefone celular – ele facilita todas as rotinas de uso dos serviços e informações sobre o benefício de saúde;
- Ser curioso: questionar o profissional de saúde sobre a real necessidade de tratamentos, exames, rotinas de acompanhamento e outros;
- Acompanhar e conferir suas despesas médicas mensais – para isso temos o Extrato de utilização das despesas médicas e coparticipação;
- Orientar e ajudar a divulgar práticas saudáveis pra os outros beneficiários,colegas ou dependentes;
- Acompanhar e compartilhar as novidades Danamed postadas nos canais de comunicação da empresa (portal, blog, whatsapp, e-mails e outros);
- Utilizar de forma consciente e responsável os benefícios Danamed;
- Em caso de dúvidas, consultar os profissionais do ambulatório de sua unidade ou usar os canais de relacionamento Danamed:
- Central de Atendimento – 4000-1698
- Danamed Saúde 24H – 0800 888 9577
- Chatbox – Canal eletrônico de atendimento
- Perguntas Frequentes – FAQ existente no portal Danamed
Um dia com a equipe da Central de Atendimento

Para entender quais os serviços oferecidos pelos profissionais de atendimento Danamed, conversamos com Mariana de Oliveira, que atende nossos colegas em Jundiaí e Campinas, ambas no estado de São Paulo.
Devidamente uniformizada e com os cuidados de prevenção a COVID-19, ela atende os beneficiários Danamed que necessitam de orientações. Segundo Mariana, as dúvidas são as mais variadas, mas principalmente, aquelas relativas ao funcionamento do plano, uso do portal e dúvidas sobre a carteirinha do beneficiário (física e virtual), orientações e sugestões sobre a rede credenciada.
Ela explica ainda que embora tenham o atendimento presencial em todas as fábricas Dana, os beneficiários podem efetuar suas consultas por telefone, acesso remoto, chat e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.
Outra tarefa realizada por Mariana é o acompanhamento e retorno de qualquer solicitação efetuada pelos beneficiários ou seus dependentes. “Se a informação solicitada não estiver disponível no momento, buscamos a resposta e retornarmos para o solicitante com a maior brevidade possível. Ninguém fica sem resposta”, finaliza ela.
Este jeito humanizado e personalizado de fazer é o nosso jeito de fazer e cuidar da saúde, poque na Danamed, é a nossa gente cuidadando da nossa gente.
Quer saber mais sobre os serviços e funcionamento Danamed? Acesse o portal www.danamed.com.br ou entre em contato com nossos serviços de atendimento (presencial, eletrônico ou remoto).