Acredite, não precisa suar para fazer atividade física!

14 de outubro de 2021

Ioga, Tai Chi Chuan, Pilates, Meditação. Exercícios feitos de forma lenta e conduzidas, posições corporais estáticas ou simplesmente respirar e controlar seus pensamentos. Estas práticas também são exercícios e trazem benefícios ao nosso corpo e bem estar. Conheça e escolha seu preferido.

Manter o corpo em movimento é, sem dúvida, um dos principais pilares para uma vida saudável. A prática por muito benéfica, ainda mais quando aliada a outros hábitos, como alimentação equilibrada e sono regular. Esse trio traz resultados para a saúde e são potencializados quando unidos e percebidos em qualquer fase da vida.

Mas nem sempre praticar uma atividade física significa pular, correr, suar muito e ficar com o corpo cheio de dores. Sabia que é possível estimular seus músculos, articulações e melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório com movimentos lentos e controlados?

Atividade Física

A atividade física pode estar presente no lazer, nas tarefas domésticas ou no deslocamento para a escola ou o trabalho. Ou seja, todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.

E mais uma observação importante. Você pode fazer uma atividade física com pouca ou nenhuma movimentação e obter os mesmos benefícios da prática de exercícios mais vigorosos ou, ainda, combiná-los entre si, fazendo uma atividade mais abrangente e revigorante.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e acompanhada pelo Ministério da Saúde, orienta que as pessoas devem praticar 150 minutos semanais de atividade física moderada ou pelo menos 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana.

Manter uma vida fisicamente ativa e reduzir o comportamento sedentário ajuda a melhorar a imunidade e garantir o bem-estar psicológico, pois nos distrai dos pensamentos negativos e de preocupações e, ainda, ajuda a nos sentirmos mais capazes.

Mas se você é daqueles que não gosta de correr na esteira ou na rua, detesta ficar malhando na academia e não tem a menor intenção de sair pedalando uma bicicleta, não se desespere. Conheça algumas atividades físicas alternativas, que podem ser benéficas para sua saúde total – do corpo, do espírito e da mente.

Pilates – É uma atividade que propõe a perfeita coordenação entre corpo, mente e espírito, e ainda melhora a capacidade cardiorr

espiratória, favorece a autoestima e a motivação. Com poucos movimentos é possível realizar exercícios de respiração, consciência corporal e resistência abdominal.

Ioga – Uma atividade milenar, que integra corpo e mente e pode controlar a ansiedade, prevenir a depressão, combater a insônia e aumentar a produtividade do cérebro. Com uma sequência de posições é possível trabalhar o sistema cardiorrespiratório, fortalecer os músculos do tronco e melhorar todo o corpo.

Alongamento – Se você nunca se exercitou antes ou anda sedentário, ou mesmo para quem está acostumado, o alongamento é fundamental para evitar contusões. Uma rotina de exercícios de alongamento melhora postura, flexibilidade e consciência corporal.

Tai Chi Chuan – É uma arte milenar chinesa que tem como objetivo principal o equilíbrio físico e mental e pode ser um aliado importante na melhoria da postura, domínio corporal, força e equilíbrio.

Respire fundo e comece agora mesmo! Trinta minutos todos os dias da semana. Dizem que um hábito leva até 3 meses para ser estabelecido, e uma vez estabelecido, fica cada vez mais fácil mantê-lo. Que tal mudar seus hábitos para ter outros resultados?

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