Cuide da sua saúde financeira também: acompanhe seu extrato!

14 de outubro de 2021

Você controla sua alimentação, sua taxa de colesterol, sua pressão arterial e até seu peso. Será que não está esquecendo de controlar suas despesas com saúde? Como? Fácil, consulte sempre o Extrato de utilização das despesas médicas e coparticipação! Veja como.

Uma das maiores preocupações dos funcionários Dana sobre a utilização do nosso benefício saúde é o valor da coparticipação. Esse também é um dos pontos de atenção da equipe de gestão Danamed e da própria Dana, pois todos somos responsáveis pela sustentação e viabilidade financeira do benefício.

Para os gestores e para o RH Dana esse é um ponto crítico, pois os únicos que podem conferir se as cobranças efetuadas pelos prestadores de serviços estão corretas são os próprios beneficiários do plano. A equipe de pagamentos Danamed recebe as faturas dos prestadores de serviços, faz a quitação das despesas e informa ao RH Dana os valores a serem repassados nos demonstrativos de pagamento dos funcionários e, a partir de então, nada mais pode fazer.

Somente quem pode conferir e acompanhar as despesas com atendimento médico e confirmar se o que foi cobrado está correto e o serviço foi realmente efetuado é a pessoa que esteve no consultório, clínica ou hospital recebendo o tratamento, ou seja, o funcionário ou seus dependentes.

Todo mês a Danamed repassa ao RH Dana o valor de coparticipação de cada funcionário de acordo com as regras de valores para consultas e exames complementares, inclusive os realizados nas urgências, emergências e pronto-atendimentos, sempre respeitando uma tabela que não ultrapasse 8% dos rendimentos mensais.

Esse desconto aparece no contracheque dosfuncionários após a Dana realizar o pagamento aos profissionais de saúde, o que pode ocorrer em até 120 dias ou mais após a data do atendimento efetuado, dependendo da data de entrega dos relatórios de atendimentos pelo prestador de serviço e do processamento das informações pelas equipes administrativas Danamed.

Para não ser surpreendido com valores, o funcionário pode acompanhar e conferir suas despesas médicas mensais, utilizando o Extrato de utilização das despesas médicas e coparticipação, que estão disponíveis no App Danamed no celular, na área restrita com login e senha no portal Danamed, no sistema interno da DANA – Titanium ou, ainda, buscar a informação junto ao setor de RH em sua unidade.

Em qualquer uma destas formas de consulta é possível verificar a data do atendimento e os dados do prestador de serviços, quais procedimentos realizados, o valor total dos serviços e o valor da coparticipação a ser descontado na folha de pagamento.

Conhecendo com antecedência essas informações, o funcionário pode programar suas despesas antecipadamente, zelando pela sua saúde financeira e ajudando a gerir o benefício-saúde. É importante que o funcionário confira periodicamente seu extrato Danamed e saiba como estão suas despesas com serviços médicos e programe-se para que não existam surpresas ao receber seu demonstrativo de pagamento.

Saiba como consultar o Extrato de utilização

O Extrato de Utilização é a forma dos beneficiários acompanharem e controlarem suas despesas do plano e identificar os valores de coparticipação que são descontados mensalmente em folha salarial pelo uso do benefício.

Além dos valores da coparticipação, informa também os valores totais que a Dana pagou nos atendimentos de cada funcionário e seus familiares, permitindo que você saiba também o total investido pela Dana na saúde de suas pessoas.

Por exemplo: o beneficiário teve uma internação que gerou um custo de R$ 15.000,00, mas a coparticipação foi Zero. Ele precisa ficar sabendo que a Dana teve um custo, e que ele não vai pagar nada por isso.

Lembre-se que a coparticipação básica é de 30% sobre as despesas. Pelas regras, existem alguns tetos para consultas e exames com base nas faixas salarias e a coparticipação é aplicada sobre cada item de despesa e não sobre o total de uma despesa. Para ficar mais claro, se um Exame de sangue tiver 15 itens, a coparticipação será aplicada sobre cada linha da despesa.

No caso de acesso pelo portal ou pelo APP, se o acesso for feito pelo titular, existe a possibilidade de escolher visualizar as despesas de apenas um dos familiares ou de todos de forma consolidada. Os dependentes conseguem visualizar apenas as suas despesas individuais. É possível também na versão do portal imprimir os dados visualizados no extrato.

As principais informações apresentadas no extrato são:

  • Data do atendimento, procedimento, quantidade, nome do beneficiário, valor gerado (do procedimento), nome do prestador (onde foi realizado atendimento), valor da coparticipação, tipo de Guia (Consulta, SADT, Internação, Odontologia, etc e o número de controle da guia gerada no atendimento.

Outra forma do funcionário Dana ajudar a gerir os custos do plano de saúde, já que os recursos não são infinitos, é manter suas boas condições de saúde e os custos sob controle, de tal forma que empresa e funcionário estejam em condições de arcar com as despesas previstas e não-previstas.

Em caso de dúvidas ou informações inconsistentes, tais como serviços não prestados, erro de preenchimento ou outra incorreção, sempre buscar os profissionais do ambulatório de sua unidade ou usar os canais de relacionamento Danamed:

  • Central de Atendimento – 4000-1698.
  • Danamed Saúde 24H – 0800 888 9577.
  • Chatbox – Canal eletrônico de atendimento.
  • Perguntas Frequentes – FAQ existente no portal Danamed.

Lembre-se que você é parte importante na regulação do sistema de saúde como um todo e sua participação é fundamental na busca de melhorias para todos os seus colegas e suas famílias. Comunique qualquer irregularidade percebida, ofereça sugestões construtivas e faça o uso consciente de seu benefício.

 

 

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